Santos

Na busca por equilíbrio, veja quais pontos Fábio Carille vai implementar no time do Santos

Foto: Rodrigo Gazzanel/ Agência Corinthians

Na tarde desta quarta-feira (08), o Santos anunciou a contratação do técnico Fábio Carille. O acordo com o profissional vai até dezembro de 2022. O treinador estava sem clube, depois que saiu do Al- ttihad Jeddah, da Arábia Saudita.

No Brasil, o técnico ficou marcado por comandar o seu rival Corinthians entre 2017 e 2018 ao qual teve sucesso durante o período. No comando do Timão, Fábio Carille conquistou o tricampeonato Paulista seguido (2017, 2018 e 2019) e um Campeonato Brasileiro de 2017.

No Peixe, o comandante tem um desafio de arrumar novamente a equipe e buscar o equilíbrio em todos os setores. A situação do time na temporada não é uma das melhores. No nacional, o Alvinegro ocupa a 13º colocação com 22 pontos e na Copa do Brasil precisa reverter o placar adverso diante do Athletico-PR que venceu em Curitiba por 1 a 0. O clube precisa vencer a soma no agregado e passar para as semifinais da competição.

Para saber mais sobre o Santos, siga o Esporte News Mundo pelo Twitter, Facebook e Instagram.

Com a chegada de Carille ao Santos, o treinador terá alguns ajustes para deixar a equipe mais competitiva. Veja quais:

1- Defesa competitiva

A marca do treinador sempre foi montar defesas sólidas e bem posicionadas. O Santos durante a temporada de 2021, sofre com bolas aéreas, a falta de velocidade na recomposição entre ataque e defesa. Além disso, falta marcação forte na intermediária.

O objetivo do treinador de estruturar a defesa será o primeiro passo no trabalho. Por conta que o esquadrão santista necessite de resultados e evitar dar chance aos adversários.

2- Meio campo pegador e eficiente no ataque.

Desde a época de Corinthians, Carille dá prioridade a um volante de marcação. No elenco santista, não há um volante com estas características. O meia Alison acabou de ser negociado com Al-Hazem, da Arábia Sáudita. O central tinha estas virtudes, mas não faz mais parte do plantel.

Atualmente, o jovem Vinicius Balieiro, é o jogador de mais contenção. A tendência é ser mais utilizado no time. Porém, existe a possibilidade da diretoria ir ao mercado buscar um jogador que apresente o que Carille deseje.

A eficiência, é uma marca dos trabalhos do novo treinador. O seu esquema mais utilizado é o 4-1-4-1 ou 4-2-3-1. Portanto, Camacho que jogava à frente da linha de zaga, pode ser adiantado. Com Jean Mota, Carlos Sánchez ou Gabriel Pirani sendo mais adiantados para trabalhar atrás dos atacantes.

3- Ataque fatal

O técnico gosta de atletas que apresentem eficácia na faixa lateral, ajudando na recomposição na defesa, assim como fez com Romero no Corinthians. O professor tem opções para o setor como Marcos Guilherme, Lucas Braga, Marinho, Ângelo e até Léo Baptistão. Sendo assim, podem ser fundamentais ao seguimento do trabalho.

Além disso, Carille valoriza o atacante de referência que ganhe sempre a bola pelo alto em disputa com os zagueiros. Portanto, Marcos Leonardo, Bruno Marques e o recém-chegado Diego Tardelli pode ganhar a vaga.

O novo comandante vai estrear neste sábado (11), contra o Bahia, às 21:00 (horário de Brasília), no estádio da Vila Belmiro. Em jogo válido pela 20º rodada do Campeonato Brasileiro.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo