Futebol Internacional

Na despedida de Carlos Carvalhal, Rio Ave vence e se classifica para a Liga Europa de forma dramática

Foto: Divulgação/Rio Ave

Uma das opções do Flamengo para substituir Jorge Jesus, Carlos Carvalhal comandou o Rio Ave pela última vez neste sábado e se despediu em grande estilo. Jogando fora de casa, a equipe derrotou o Boavista por 2 a 0 e garantiu vaga nas fases preliminares da Liga Europa. Isso só foi possível porque o Famalicão, até então na quinta colocação, apenas empatou com o Marítimo por 3 a 3, em um jogo emocionante, com três gols após os 42’ do segundo tempo.

COMO FICA A TABELA

O Rio Ave, de Carlos Carvalhal, terminou o Campeonato Português na 5ª posição, com 55 pontos – a melhor pontuação da história do clube. Já o Famalicão atingiu os 54 pontos e acabou a competição na 6ª colocação, sem a vaga para a Liga Europa. Marítimo e Boavista não brigavam por mais nada e acabaram em 11º e 12º, respectivamente, e ambos com 39 pontos.

DESPEDIDA EM GRANDE ESTILO

Após bater o recorde histórico de pontos do Rio Ave na última rodada, Carlos Carvalhal tinha um último objetivo pelo pequeno clube da Vila do Conde: assumir a 5ª posição da tabela e garantir classificação para a Liga Europa. Para isso, precisava primeiro vencer o Boavista e fez sua parte: vitória de 2 a 0, com ambos os gols marcados pelo atacante Mehdi Taremi. No primeiro, aos 17 minutos do primeiro tempo, aproveitou a sobra da bola dentro da área e abriu o placar. Aos 39’ da etapa final, o iraniano aproveitou a atrapalhada da defesa, antecipou o goleiro e fechou o marcador. Restava torcer pelo tropeço do Famalicão. E ele veio de forma dramático.

GOL AOS 95’ CUSTA CARO

Uma das principais sensações da temporada portuguesa, o Famalicão dependia apenas de si para confirmar a vaga na Liga Europa. No entanto, logo aos 2 minutos de jogo, a missão se tornou mais difícil. O moçambicano Zainadine Júnior cobrou falta, a bola desviou na barreira e matou o goleiro brasileiro Vaná. Atrás do placar, o Famalicão dominou as ações do jogo, pressionou e chegou ao empate no fim da primeira etapa, com gol de pênalti de Fábio Martins.

Foto: Divulgação/Famalicão

Na volta do intervalo, o cenário foi praticamente o mesmo. O Marítimo ficou novamente na frente do placar aos 3 minutos, após gol do brasileiro Renê Santos. O domínio do Famalicão permaneceu e gol do empate veio somente aos 42’, com Roderick Miranda. Quatro minutos depois, aos 46’, Ruben Lameiras marcou um gol salvador e virou a partida para o Famalicão. Mas aos 50’, quando a classificação estava encaminhanda, Erivaldo marcou o terceiro do Marítimo, empatou a partida e fechou o marcador.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo