Palmeiras

Nacional apresenta queixa à Fifa e pede punição dura a Pedrão e Palmeiras; confira

Pedrão Palmeiras
Pedrão acabou não sendo utilizado por Abel Ferreira no seu retorno, e tem empréstimo acertado Foto: Cesar Greco/Palmeiras

O Nacional (POR) apresentou uma queixa junto à Fifa pedindo punição ao zagueiro do Palmeiras, Pedrão, além de uma indenização a ser paga pelo atleta e clube devido ao “descumprimento de contrato com o jogador”. O clube anunciou a medida nesta terça-feira (27) por meio de seu site oficial.

A queixa se refere ao não cumprimento da cláusula de opção de compra do atleta ao qual o clube teria direito. No dia 9 de junho, foi anunciado que o Nacional acionou a cláusula para adquirir o zagueiro em definitivo, assinando um vínculo de quatro temporadas. Antes, estava emprestado até 30 de junho.

Porém, em uma reviravolta, ele acabou retornando ao Brasil para ser reintegrado ao Verdão. Com isto, o clube lusitano decidiu ir até a entidade máxima do futebol mundial.

Na ação, é pedido o afastamento do jogador por seis meses, ficando, assim, impedido de jogar, além de uma indenização de 600 mil euros (R$ 3,6 milhões, na cotação atual) “correspondente ao dano sofrido pelo Nacional com a perca de um dos ativos mais importantes”. Caso ocorra a condenação, o Nacional diz que “o clube pelo qual joga também será solidariamente responsável pelo pagamento da indenização”.

No momento, é atleta do Palmeiras (aparece como parte do elenco profissional no site oficial do clube), mas já está negociado, por empréstimo, ao Portimonense, também de Portugal. Segundo o UOL, o acordo é válido por uma temporada, com valores fixados em 800 mil euros por metade dos seus direitos econômicos. Além disso, o seu contrato, que iria até o fim de 2022, foi estendido até término de 2023.

A nota diz que ele assinou o contrato de quatro temporadas, mas, depois, se recusou a cumpri-lo. Inicialmente, após o retorno, ele seria utilizado pelo técnico Abel Ferreira, tanto que o clube foi até à Fifa para poder utilizá-lo, assim como o atacante Dudu, antes da abertura da janela de transferências internacional, que ocorre em 1º de agosto. E o Alviverde conseguiu, porém, o zagueiro acabou não sendo relacionado para uma partida sequer.

O Esporte News Mundo tenta contato com o Palmeiras e, assim que conseguir, a reportagem será atualizada.

Das 34 rodadas do último campeonato português, o defensor de 24 anos atuou em 30, sendo titular em todas. Apresentou um bom futebol, apesar do campeonato ruim da equipe (terminou em último lugar), e marcou um gol, justamente em uma partida contra o badalado, Benfica. Nela, acabou anotando um gol contra também.

Confira a nota oficial:

“O CD Nacional apresentou na FIFA uma queixa contra Pedrão por incumprimento de contrato pelo jogador. O Nacional pede a suspensão disciplinar do jogador por 6 meses, ficando impedido de jogar e também o pagamento de uma indemnização pelo jogador, no valor de 600 mil euros, correspondente ao dano sofrido pelo Nacional com a perca de um dos ativos mais importantes. 
Caso o jogador venha a ser condenado, o clube pelo qual ele joga também será solidariamente responsável pelo pagamento da indemnização ao Nacional. 

Pedrão assinou um compromisso contratual com o Nacional por mais 4 épocas e recusou-se a cumprir com esse contrato, inviabilizando assim o exercício do direito de opção por parte do clube e cujos termos estavam definidos e aceites em termos contratuais aquando do empréstimo por Nacional, Palmeiras e jogador.”

Leia também:

+Palmeiras ultrapassa Bragantino e tem o melhor ataque do Brasileirão; confira os números

Pedrão foi destaque atuando pelo Água Santa em duas edições da Copa São Paulo de Futebol Júnior, e também no Campeonato Paulista de 2016. Inclusive, ele esteve em campo e deu uma assistência na histórica goleada da equipe por 4 a 1 sobre o Verdão, naquele estadual. Na ocasião, atuou como lateral-direito.

Em janeiro de 2017, o Palmeiras o contratou por empréstimo para fazer parte do time sub-20 e, em dezembro do mesmo ano, anunciou a compra do zagueiro, com um contrato de 5 anos. Fez parte do elenco campeão brasileiro de 2018, mas não chegou a entrar em campo.

Para saber tudo sobre o Palmeiras, siga o Esporte News Mundo no TwitterFacebook e Instagram.

Em 2019, foi emprestado ao América-MG e, em 2020, ao Athletico Paranaense. Pelo Alviverde, fez apenas dois jogos, na disputa da Florida Cup, em janeiro de 2020. Porém, acabou ficando fora da lista de inscritos do Paulistão e, posteriormente, foi emprestado ao Atlhetico Paranaense. Em agosto, o Nacional anunciou a sua contratação, também por empréstimo.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo