Esportes olímpicos

Natação: Brasil classifica dois nos 100m livre e espera confirmação da vaga no revezamento 4x200m livre feminino em Tóquio

Seletiva brasileira de natação
Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

André Calvelo e Pedro Henrique Spajari foram os atletas classificados para a prova dos 100m livre masculino em Tóquio, nesta quinta-feira (22). Além deles, outro resultado positivo foi o revezamento feminino 4x200m livre que fez a tomada de tempo de 8min00s92 e tem chances de confirmação da vaga em breve, dependendo apenas da classificação na repescagem. A Seletiva Olímpica Brasileira de natação acontecerá até sábado (24) no Parque Aquático Maria Lenk, Rio de Janeiro.

+ Campeão dos 100m livre na Seletiva Olímpica é pego no doping e, por enquanto, não vai para Tóquio

A prova dos 100m livre teve o índice olímpico de 48s57, que foi batido por dois estreantes em Olimpíadas, André Calvelo e Pedro Henrique Spajari. A primeira colocação veio para Calvelo, que baixou em mais de meio segundo o tempo pretendido, com 48s15, resultado que foi dedicado aos pais. Já o atleta do Pinheiros, Spajari, fez 48s31 para assegurar a segunda vaga, que foi muito comemorada. Os terceiro e quarto lugares Breno Correia (48s74) e Marcelo Chiereghini (48s83) compõem, junto com os dois classificados, o revezamento 4x100m livre brasileiro, que assegurou a vaga no mundial de Gwangjur, em 2019.

André Calvelo na Seletiva Olimpica Brasileira de Natacao. Parque Aquatico Maria Lenk. 22 de abril de 2021, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

-Eu trabalhei muito na pandemia. A pandemia me ajudou muito. Desde o primeiro momento eu fiquei muito focado. Eu treinei todos os dias na pandemia, não parei, por isso esse resultado. Queria agradecer a todos, esse tempo é de todos nós- declarou Calvelo, militar classificado na prova dos 100m livre.

+Natação: Brasil conquista mais duas vagas em Tóquio no terceiro dia de seletiva olímpica

Outro destaque da noite foi o revezamento feminino 4x200m livre, que está a um passo de Tóquio. Após a tomada de tempo no quarto dia de Seletiva Olímpica, as nadadoras Nathalia Almeida, Larissa Oliveira, Gabrielle Roncatto e Aline Rodrigues, finalizaram a prova em pouco mais de oito minutos (8min00s92) e aguardam o resultado da repescagem para os Jogos Olímpicos. Atualmente 12 vagas já foram preenchidas pelos oito primeiros países no último Mundial e mais quatro vagas são disponibilizadas na repescagem, totalizando 16. O Brasil estava em oitavo lugar na repescagem, mas pulou para a segunda colocação com o tempo adquirido na Seletiva, ficando atrás apenas da Itália (7min59s68). A única preocupação brasileira agora é com o Campeonato Europeu que acontece em duas semanas e poderá tirar essa vaga do revezamento brasileiro.

+ Natação brasileira garante mais quatro vagas nos Jogos de Tóquio no segundo dia da seletiva olímpica

Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo