Esportes olímpicos

Natação: Brasil conquista mais duas vagas em Tóquio no terceiro dia de seletiva olímpica

Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

O terceiro dia de competições da seletiva olímpica de natação, rendeu mais duas vagas em Tóquio: Guilherme Costa e Leonardo de Deus. Ambos os resultados confirmaram uma vaga brasileira nas provas de 800m livre e 200m borboleta. Até o próximo sábado (24), serão disputadas no Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro, um total de 29 provas com mais de 100 atletas, número consequente de uma redução devido a COVID-19. Até agora, o Brasil já está garantido em 7 provas individuais, os 200m, 400m e 800m livre, os 100m costas, 200m borboleta e 100m peito, além dos 50m livre garantido pelo Bruno Fratus no TYR Pro Swim Series, competição nos Estados Unidos, onde mora.

+ Nadador Felipe Lima se classifica para Tóquio e comemora: ‘Vamos com tudo para essa Olimpíada’

Guilherme Costa, mais conhecido como “cachorrão”, garantiu classificação para a sua segunda prova nos Jogos Olímpicos, a primeira aconteceu no primeiro dia da seletiva, segunda-feira (19). O nadador do Minas Tênis Clube, bateu o índice olímpico de 7:54.31 na prova dos 800m livre com o tempo de 7:50.41. O atleta queria bater seu próprio recorde sul-americano de 7:47.37. Apesar de ganhar a prova com sobra, o Cachorrão não pareceu satisfeito.

Seletiva Olimpica Brasileira de Natacao. Parque Aquatico Maria Lenk. 19 de abril de 2021, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

-Eu esperava nadar bem mais baixo, principalmente depois dos 400m livre. Eu não sei direito o que aconteceu ainda, estava meio pesado hoje. Tentei passar forte e não consegui passar do jeito que eu queria. Me senti meio preso, mas eu dei o meu melhor, fiz bastante força – lamentou Guilherme, que mesmo sem o tempo desejado está confirmado em Tóquio.

O segundo nome da noite foi Leonardo de Deus na prova dos 200m borboleta. Com 1:56.01 de resultado, o nadador de 30 anos bateu os 1:56.48 de índice olímpico necessários. Após a prova, Leonardo agradeceu muito a Unisanta, seus patrocinadores e ao COB, que não o abandonaram nesse momento complicado da pandemia. Em busca da sua terceira Olimpíada, Leo de Deus teve que se afastar do filho de oito meses para treinar para a classificação e a dedicou à família. Além disso, comentou sobre as dificuldades desse último ano.

+ Confira as vagas olímpicas já garantidas pelo Brasil até o momento

Leonardo de Deus na Seletiva Olimpica Brasileira de Natacao. Parque Aquatico Maria Lenk. 21 de abril de 2021, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

+ Confira as quatro vagas conquistadas no segundo dia de seletiva olímpica

-Fico muito feliz por essa classificação. Não foi fácil, a gente está enfrentando uma coisa que ninguém nunca vivenciou, então foi difícil se manter treinando, se manter motivado. Eu sei que eu posso muito mais, essa prova de 200m borboleta a gente sabe que tem o Milák na frente, então o segundo e o terceiro lugar estão em aberto – analisou Leonardo de Deus.

As transmissões da seletiva olímpica, tanto as eliminatórias, quanto as finais, acontecerão pelo site Canal Olímpico do Brasil até o dia 24 de abril. O horário da parte da manhã começa às 9h20 e as finais ocorrem a partir das 18h30. Além disso, vale lembrar que Federação Internacional de Natação oficializou o dia 12 de junho como a data oficial para a tomada de tempo dos atletas que contraíram o vírus e não poderão participar da competição.

Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo