Esportes olímpicos

Natação brasileira conquista mais três vagas para os Jogos Olímpicos de Tóquio

Seletiva Olímpica, Natação, Jogos Olímpicos se Tóquio, Tóquio 2020,
Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

No quinto dia de Seletiva Olímpica de natação, qua acontece no Parque Maria Lenk, no Rio de Janeiro, os nadadores brasileiros conquistaram mais três vagas nos Jogos Olímpicos de Tóquio. No total são 19 nadadores que representarão o Brasil no Japão. Os nomes desta sexta-feira (23) são: Caio Rodrigues, Vinicius Moreira e Guilherme Costa.

Caio Pumputis, de 21 anos, é atleta do Esporte Clube Pinheiros no Brasil e nada na Georgia Tech, nos Estados Unidos. O atleta é campeão brasileiro, recordista Sul-americano e vice-campeão no Pan Americano. Caio nadou abaixo do índice determinado, de 1m59s67, na prova de 200m medley, marcando 1m58s53, e venceu a prova na Seletiva Olímpica de 2021.

+Natação: Brasil classifica dois nos 100m livre e espera confirmação da vaga no revezamento 4x200m livre feminino em Tóquio

— Só alegria, o objetivo agora era fazer esse índice, não importa o tempo. Como muitos atletas falaram, o peso de ser uma seletiva única, de ter que nadar na final, o índice é muito grande, então estou aliviado de fazer este tempo, de garantir a vaga para Tóquio. Com certeza a gente vai fazer coisa muito melhor lá.

O segundo colocado na prova de 200m medley é Vinicius Lanza, nadador do Minas Tênis Clube. Vinicius também treina nos Estados Unidos e faz parte do International Swimming League, pelo London Roar. O atleta havia se classificado para os Jogos Olímpicos do Rio 2016, mas não chegou a nadar na ocasião. Chegando logo após Caio, o segundo colocado bateu a marca de 1m59s58 e garantiu mais uma vaga brasileira para a prova.

— Quando eu saí daquele campeonato eu tive uma conversa com o Ray muito boa e o Ray falou ‘no próximo ano nós vamos ir com folga para não ter que perigar de nada e vamos chegar com tudo’. Então eu fiz uma preparação muito boa, estou muito feliz. Quero agradecer aí ao Minas, meus pais, a todo mundo que esteve sempre comigo aí. Estou muito feliz com essa vaga.

Guilherme Costa, a promessa da natação brasileira, alcançou mais um índice neste quinto dia de prova. O nadador já tem vaga para Tóquio nas provas de 400m e 800m. Na prova de 1500m, Guilherme estava classificado após bater o índice no US Open em novembro de 2020, um campeonato oficial da Federação Internacional de Natação (Fina). Para a Seletiva Olímpica de natação, o Cachorrão buscou o aperfeiçoamento e adaptação para as próximas competições.

— Era muito importante pra mim nadar os três índices. A prova de 1500m foi a que me deu tudo na minha vida, a primeira seleção absoluta, a primeira viagem pra fora, tudo. Acho que eu deveria tudo à essa prova, eu deveria fazer o índice nela também – declarou Guilherme.

Guilherme Costa, Cachorrão, Seletiva Olímpica, Natação
Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

— Durante a pandemia uma oportunidade surgiu, de a gente fazer algumas coisas que estavam propostas para um pós olimpíadas e uma delas era melhorar a parte técnica. A perna, a estabilidade, virada. Para quem vê, ainda acha a virada dele um pouco fraca, mas já melhorou muito e em Tóquio melhora ainda mais. Hoje ele conseguiu realizar numa competição, com pressão, muito perto daquilo que a gente quer. Então a tendência é evoluir mais em cima disso – explicou Rogério Kafu, técnico de Guilherme.

A Seletiva Olímpica de natação vai acontecer até sábado (24) e ainda pode colocar mais nadadores na delegação do Time Brasil. O Canal Olímpico do Brasil está transmitindo todas as provas ao vivo pelo site.

Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo