Esportes olímpicos

Natação conquista últimas duas vagas individuais para o Time Brasil em Tóquio

Matheus Gonche, Seletiva Olímpica, Natação, Sesi-SP
Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

Para o último dia de Seletiva Olímpica no Parque Maria Lenk, no Rio de Janeiro, o Time Brasil conquistou mais duas vagas em provas individuais de natação. Matheus Gonche, atleta do SESI-SP, garantiu o seu lugar nos Jogos Olímpicos de Tóquio na prova de 100m borboleta, neste sábado (24). O nadador Gabriel Santos, do Esporte Clube Pinheiros, ficou com a segunda vaga para o 100m livres.

+Natação brasileira conquista mais três vagas para os Jogos Olímpicos de Tóquio

Na Seletiva Olímpica de 2016, Matheus finalizou a prova de 200m borboleta em quinto lugar. No mesmo ano, conquistou a primeira medalha em evento com atletas profissionais, um bronze no Campeonato Brasileiro Sênior e Open de Natação. Gonche começou a carreira na natação em Resende, no Rio de Janeiro. O início da história com o SESI-SP teve inicio em 2017 e desde então foram só evoluções. No mesmo ano foi vice-campeão brasileiro nos 200m borboleta e fez o quarto melhor tempo no Open, sagrando-se um dos melhores atletas do país. Neste sábado (24), conquistou sua primeira vaga para Jogos Olímpicos batendo o índice de 51min96s, com um tempo de 51min94s.

– Primeira coisa que eu tenho sempre que agradecer aos meus pais, meus avós, toda a minha família e principalmente a essa comissão técnica maravilhosa que esteve com a gente essa pandemia inteira, trabalhando muito. Foi uma preparação muito complicada, na pandemia eu fiquei cinco meses sem poder ter contato com a piscina. A gente voltou e fez um trabalho muito bom, conseguimos recuperar. No início do ano começou a quebrar o trabalho de novo. O pessoal lá em Recife recebeu a gent muito bem, a gente conseguiu fazer um trabalho muito bom, me deu uma base muito boa para fazer esse final de prova que eu fiz. Eu acho que há uma semana atrás eu não acreditaria que eu estava fazendo esse índice, acho que tudo foi virando, tudo foi se encaixando e eu comecei a acreditar – comentou Gonche.

Gabriel dos Santos nadou a prova dos 100m livre sozinho, neste sábado (24). O atleta do Pinheiros e da Força Aérea Brasileira teve a oportunidade de nadar a final após a desclassificação de André Calvelo, que havia conquistado a segunda vaga para a prova na quinta-feira (22), por doping. Como nenhum outro nadador havia batido o índice na final oficial, Gabriel ganhou uma segunda chance de mostrar que é um atleta olímpico, batendo o índice de 48s57 com o tempo de 48s49, classificando-se para o 100m livre individual e o revezamento 4×100. O nadador paulista já é vice-campeão mundial e agora segue rumo a Tóquio para mais um capítulo na história.

Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

– Quero agradecer a oportunidade. A diferença é que pela manhã foi minha primeira prova, acho que foi tudo errado, não consegui encaixar um bom ritmo, passei mal, voltei mal, foi horroroso. Graça a Deus tive essa oportunidade. Eu sabia que eu estava melhor do que eu fiz hoje pela manhã e consegui executar. Eu acho que esses momentos de pressão eu gosto – comentou Gabriel.

A Seletiva Olímpica de natação chegou ao fim neste sábado (24), mas ainda vai acontecer uma repescagem, em junho, para os atletas que testaram positivo para a COVID-19 e não puderam participar. Está sendo analisada a possibilidade de incluir nadadores que participaram da Seletiva e não conseguiram atingir o índice.

Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo