Especial

Natal, neve e muitos gols: conheça a história do Boxing Day, tradição do futebol inglês

Torcedores no jogo entre Leicester x Manchester United, 2017 (Foto: Michael Regan/Getty Images)

O Boxing Day é um feriado comemorado em vários países. No entanto, especificamente no Reino Unido, o dia logo após o Natal é celebrado de forma diferente, por conta da rodada “natalina” que ocorre todo ano no futebol inglês.

A tradicional data no calendário de campeonatos como a Premier League tende a ser um prato cheio de gols, tradição e muita história. Confira no Esporte News Mundo um pouco mais sobre o Boxing Day.

HISTÓRIA

Tudo começou em 1860, quando Hallam FC e Sheffield FC disputaram um jogo no dia de Natal. Os visitantes venceram por 2 a 0 e, posteriormente, ajudaram na criação da Football Assossiation e auxiliaram na elaboração das regras do futebol como conhecemos hoje.

Quase um século depois, nos anos 1950, os jogadores dos clubes decidiram que não jogariam mais no Natal e por isso, passaram a disputar os jogos no dia 26 de dezembro, o Boxing Day.

CHUVA DE GOLS

Imagem
Boxing Day em 1963 (Reprodução: Sky Sports)

O feriado é tido como uma espécie de “segundo Natal” para os fãs de futebol. E pode-se dizer que a alta quantidade de gols na tradicional data é um “presente”.

Em 1963, o Boxing Day presenteou os torcedores com 66 gols em 10 partidas. Com direito à goleadas e empates recheados de gols, a rodada de fim de ano naquela edição do Campeonato Inglês ficou marcada para a eternidade.

E ESSE ANO?

(Foto: John Sibley/POOL/AFP via Getty Images)

Por conta da pandemia da COVID-19, o tradicional Boxing Day não contará com a presença de torcedores em muitos estádios do Reino Unido. Os que têm autorização para abrirem ao público não contarão com casa cheia e os torcedores terão de respeitar medidas de segurança.

Confira os jogos do Boxing Day da Premier League 2020/21:

26 DE DEZEMBRO

9h30 – Leicester x Manchester United
12h – Fulham x Southampton
12h – Aston Villa x Crystal Palace
14h30 – Arsenal x Chelsea
17h – Manchester City x Newcastle
17h – Sheffield United x Everton

27 DE DEZEMBRO

9h – Leeds United x Burnley
11h15 – West Ham x Brighton
13h30 – Liverpool x West Bromwich
16h15 – Wolverhampton x Tottenham

(Todos os jogos no horário de Brasília)

Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram.

Click to comment

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado.

As últimas

To Top