Olimpíadas

Natasha Rosa é liberada e reforça levantamento de peso do Brasil em Tóquio

(MARCELO ZAMBRANNA/COB)

Após audiência com a divisão antidoping da Corte Arbitral do Esporte (CAS), a levantadora de peso Natasha Rosa obteve oficialmente permissão legal para disputar os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Ele havia cumprido suspensão por doping.

                 

Siga o Esporte News Mundo no TwitterFacebook e Instagram

A brasileira de 25 anos começou a cumprir suspensão de um mês a partir do dia 7 de maio. Em seu exame, as substâncias encontradas foram hidroclorotiazida e eloraminofenamida, que são consideradas diuréticas e podem mascarar outras substâncias proibidas no organismo. Uma segunda análise dos exames de Natasha Rosa confirmou também a presença de hidroclorotiazida, só que os rótulos da embalagem não apontavam substâncias proibidas.

— Compreendendo todas as circunstâncias, inclusive o fato de a atleta não incluir o suplemento alimentar em seus formulários de controle de drogas. Concluiu-se que uma infração menor havia sido cometida e foi determinado que a atleta foi suspensa por um mês — diz trecho do comunicado do Tribunal Arbitral do Esporte.

+ Olimpíadas de Tóquio: 10 atletas brasileiros que podem surpreender

Natasha Rosa teve, como advogado, Marcelo Franklin, que é referência mundial em casos de dopingo e já defendeu grandes estrelas do esporte como César Cielo, Etiene Medeiros, Caio Bonfim e Rafaela Silva.

— A corte arbitral do esporte acolheu a nossa tese de defesa, entendeu que a atleta teve um grau mínimo de negligência e que isso ensejaria um período de suspensão das atividades esportivas por um mês. E como ela já havia cumprido dois meses de suspensão provisória, esse período foi considerado para fins de abatimento, razão pela qual a atleta, nesse momento, encontra-se plenamente elegível pra participar dos jogos Olímpicos de Tóquio — afirmou Franklin.

Recentemente, Natasha Rosa conquistou a prata no Campeonato Pan-Americano, em Santo Domingo, na República Dominicana. Em Lima 2019, ela ficou no 4º lugar. Esta é a primeira Olimpíada da pesista, que estreia na sexta-feira, às 21h50 (Brasília), na categoria 49kg.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo