Paralimpíadas

Nathan Torquato faz história e conquista o ouro no parataekwondo em Tóquio

Nathan Torquato conquista a medalha de ouro no parataekwondo em Tóquio
Rogério Capela/CPB

Na estreia do parataekwondo como modalidade paralímpica em Tóquio, o Brasil fez bonito e conquistou a primeira medalha da história da modalidade nos Jogos com Nathan Torquato. No tatame do Makuhari Messe Hall B, o brasileiro sagrou-se campeão após vencer o egípcio Mohamed Elzayat, na na categoria até 61kg da classe K44, que inclui atletas com deficiência unilateral em um dos membros superiores.

                 

Antes de chegar a decisão, Nathan passou por Parfait Hakizimana, do time de refugiados com o placar de 27 a 4. Depois, nas quartas desbancou o anfitrião Mitsuya Tanaka, do Japão, em 58 a 24. Por fim, na semifinal venceu italiano Antonino Bossolo em um placar apertado de 37 a 34.

Já o rival do brasileiro, Mohamed Elzayat não teve a vida fácil. Antes de chegar à final, o egípcio sofreu uma lesão no rosto durante a semifinal e, por segurança, não voltaria para a final. Minutos antes da disputa valendo a medalha de ouro, a Federação Internacional de Taekwondo chegou a divulgou a vitória do atleta verde e amarelo por  W.O, mas a entidade voltou atrás e anunciou que o atleta do Egito estaria apto para o embate valendo o pódio.

Na luta valendo a medalha, Nathan acertou um golpe no rival, os médicos interromperam o duelo e confirmaram o brasileiro campeão.

+Conheça as classificações funcionais das modalidades paralímpicas
++Paralimpíadas de Tóquio: confira o calendário, horários e modalidades

Com o resultado, o Brasil chega a 19ª medalha de ouro nos Jogos Paralímpicos de Tóquio. Restando apenas duas medalhas para o time verde e amarelo igualar o recorde de 21 ouros de Londres 2012.

Nas Paralímpiadas, a seleção paraolímpica brasileira atingiu a marca de 100 medalhas de ouro na história dos Jogos, após a vitória de Yeltsin Jacques na prova dos 1.500m. 

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo