— Continua depois da publicidade —
Rafael Navarro, que hoje defende o Colorado Rapids, dos Estados Unidos, conversou com o Esporte News Mundo sobre sua adaptação a MLS e sobre o Botafogo, clube que o revelou para o futebol e que vai disputar a Copa do Mundo de Clubes no país. O jogador está em seu sua segunda temporada pela equipe americana.
Ele chegou ao Rapids inicialmente por empréstimo e foi comprado pelo clube. O atacante revelou que sua principal dificuldade no começo foi a comunicação e que já conseguiu se adaptar. Na atual temporada, o centroavante marcou cinco gols e deu três assistências em 14 jogos.
— A adaptação ao futebol norte-americano foi difícil no começo. Por conta da língua e cultura diferentes, houve um bloqueio inicial na comunicação, na hora de se entender dentro de campo. Mas, hoje em dia, graças a Deus, já estou adaptado e consigo entender bem melhor do que antes. — explicou o atacante em entrevista ao Esporte News Mundo.
O centroavante chegou ao Botafogo para inicialmente defender o time sub-20 e acabou ganhando espaço no profissional durante a campanha da Série B. Navarro deixou o Alvinegro no final de 2021, após não renovar seu vínculo pelo clube. Depois disso, ele acertou sua ida ao Palmeiras, onde acabou não tendo sequência na equipe e foi inicialmente emprestado a equipe da MLS.

O atacante deixou o Glorioso poucos meses antes de a equipe ter sido comprada por John Textor, no início de 2022 e vê que o ex-clube teve uma evolução ”gratificante” neste período. Desde que foi comprado por Textor, o Botafogo voltou a competir entre os principais times do Brasil e recentemente consolidou o trabalho vencendo a Libertadores e o Brasileirão no ano passado.
Navarro ainda disse que o clube merece estar de volta ao topo do futebol brasileiro e revela que está muito feliz por ter acontecido.
— Para mim, que fui revelado pelo Botafogo, é gratificante demais ver toda essa evolução nos últimos anos. O Botafogo merece estar de volta ao topo do futebol brasileiro. A minha família também, que é botafoguense, está muito feliz em ver essa estrela voltando a brilhar. — explicou Navarro ao ENM.
Ao falar sobre sua passagem, o centroavante revelou que o momento mais marcante foi o gol contra o Operário, que sacramentou a volta do Glorioso para à Série A. Navarro foi o artilheiro da equipe, com 15 gols e o destaque da conquista da Série B de 2021.
— O momento mais marcante da minha passagem pelo Botafogo foi o gol que fiz contra o Operário, que garantiu o acesso à Serie A. Foi a minha temporada mais artilheira, mas esse gol com certeza foi o que mais me marcou. — revelou Navarro.

Ao falar sobre que espera do ver do ex-clube na Copa do Mundo de Clubes, Navarro falou que quer um Botafogo que não desista e lute até o final por sua torcida. O atacante vê o Glorioso pode fazer uma boa campanha na competição.
— O que eu espero ver do Botafogo na Copa do Mundo de Clubes é um time que não desiste, que vai lutar até o fim pelos seus torcedores. Por mais que não tenha o mesmo elenco do ano passado, ainda tem grandes jogadores capazes de fazer uma boa competição. – explicou o atacante.
O Botafogo está no Grupo B da Copa do Mundo de Clubes, ao lado de Paris Saint-Germain, Atlético de Madrid e Seattle Sounders. O Alvinegro fará sua estreia na competição no próximo domingo, quando vai enfrentar a equipe americana no estádio Lumen Field, no domingo, às 21h30.
