Basquete

NBA All-Star Game: A história do evento que reúne as estrelas da liga

NBA All-Star Game
Foto: Divulgação @NBAHistory

Se você é um admirador do basquete, já ouviu falar sobre o All-Star Game da NBA. Se trata de um evento amistoso e bastante tradicional que acontece sempre no meio da temporada. A ideia de realizar um jogo All-Star foi concebida durante uma reunião entre o presidente da NBA, Maurice Podoloff, o diretor de publicidade da NBA, Haskell Cohen, e o proprietário do Boston Celtics, Walter A. Brown, em 1951.

Naquela época, o mundo do basquete tinha sido abalado por um escândalo no basquete universitário. A fim de recuperar a atenção do público para o campeonato, Cohen sugeriu um jogo de exibição com os melhores jogadores da liga, semelhantes ao Jogo das Estrelas da Major League Baseball (A principal liga de basebol americana). Embora a maioria das pessoas, incluindo Podoloff, estivessem pessimistas sobre a ideia, Brown permaneceu confiante de que seria um sucesso e ele até se ofereceu para hospedar o jogo e cobrir todas as despesas ou perdas potenciais decorrentes do jogo.

O primeiro All-Star Game foi realizado no Boston Garden em 2 de março de 1951, onde a equipe Leste derrotou o time Oeste por 111 x 94. E de lá para cá, o evento foi ganhando visibilidade e sendo realizado sempre uma vez em todas as temporadas da NBA, sempre com o local definido com bastante antecedência. Somente em 1999 não houve All-Star Game por conta de problemas financeiros envolvendo a NBA. A ideia do evento é reunir os melhores jogadores até o meio da temporada e, claro, os queridinhos das torcidas, para um jogo comemorativo e que incentiva o espetáculo. Portanto, pontuações altíssimas e jogadas espetaculares sempre são frequentes quando se trata da atração.

O menor placar da história do Jogo das Estrelas foi em 1953, na vitória de 79 a 75 da Conferência Oeste. Na ocasião, foi a primeira vez que o Leste foi derrotado. Já o maior placar foi em 2017, na também vitória do Oeste, mas dessa vez por uma pontuação bem maior, 192 a 182. O primeiro MVP do Jogo das Estrelas foi Ed Macauley, quando atuava pelo Boston Celtics. Porém, é de Kobe Bryant e Bob Pettit o recorde de quem mais venceu o prêmio de melhor jogador do All-Star. São quatro MVPs para ambos.

O Jogo das Estrelas é a principal atração do All-Star Game, mas não a única. A partir de 1976, vinte e cinco anos depois do primeiro evento, foi incluído ao All Star Weekend o Desafio de Enterradas. Dez anos depois, foi a vez do Desafio de 3 Pontos, em 1986. Em 1994 foi a vez do Jogo dos Novatos. Por último, em 2003, foram acrescentados o Desafio de Habilidades e o Jogo das Celebridades.

Maior público da história do All-Star Game

O jogo de exibição da NBA alcança mais de 200 países e é transmitido em 40 idiomas. Mas poucos serão os privilegiados a acompanharem tudo de perto pois os ingressos são altamente procurados e credenciais existentes são para poucos. Geralmente o público presente na arena é para menos de 25 mil espectadores.

Créditos: Imago Images

Porém, o jogo de 2010 não só é o de maior público na história da NBA, mas também o de maior em jogos de basquete pelo mundo inteiro. A partida foi disputada no AT&T Stadium, estádio do Dallas Cowboys (NFL) e contou com 108.713 espetadores. Na ocasião, a vitória ficou com a Conferência Leste, pelo placar de 141 a 139. Dwyane Wade foi o MVP daquele All-Star com um duplo-duplo, 28 pontos e 11 assistências.

Lembrando que o All-Star Game desta edição acontecerá no próximo domingo (07), em Atlanta, com todos eventos acontecendo no mesmo dia. A bola sobe para o jogo das estrelas às 22h horário de Brasília.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo