Basquete

NBA anuncia finalistas para Prêmio Kareem Abdul-Jabbar de Justiça Social

Foto: Divulgação/NBA

Nessa sexta-feira (11), a NBA anunciou os cinco finalistas para o recente prêmio criado para reconhecer o trabalho dos jogadores que atuam em causas sociais e que buscam igualdade. Os atletas selecionados para a primeira edição do Prêmio Kareem Abdul-Jabbar, foram Carmelo Anthony (Portland Trail Blazers), Harrison Barnes (Sacramento Kings), Tobias Harris (Philadelphia 76ers), Jrue Holiday (Milwaukee Bucks) e Toscano-Anderson (Golden State Warriors). O vencedor será anunciado antes do jogo 4 das finais da Conferência Leste.

                 

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

A NBA havia anunciado a criação desta premiação a cerca de um mês. O troféu leva o nome do maior pontuador da história da liga, seis vezes campeão e hall da fama, Kareem Abdul-Jabbar, que fora das quadras sempre se destacou como um símbolo e defensor dos direitos dos negros. E o prêmio que faz homenagem ao jogador histórico, reconhecerá o atual atleta que mais se destacou em causas comunitárias e que promovem igualdade, os finalistas foram determinados por um comitê de seleção formado por Kareem, líderes de justiça social como o Diretor do Instituto para a Diversidade e Ética no Esporte e o vice-comissário e diretor de operações da NBA, Mark Tatum.

+Prêmio Kareem Abdul-Jabbar de Justiça Social é criado pela NBA

Todas os 30 times da liga indicaram jogador para a lista, mas os cinco finalistas do Prêmio Kareem Abdul-Jbbar escolhidos pelo Comitê foram: Carmelo Anthony, do Portland Trail Blazers, devido à criação do Fundo de Mudança Social junto com outros atletas como Chris Paul e Dwayne Wade; jogador do Sacramento Kings, Harrison Barnes atuou na campanha “Be Woke Vote”, que buscou conscientizar e incentivar sobre a importância do voto nas comunidades afro-americanas; Tobias Harris, dos 76ers ,doou 300 mil dólares para a Fundação do Colégio do distrito de Filadélfia; Jrue Holiday, dos Bucks, auxiliou empresas administrar por negros em diversas cidades como Nova Orleans, Indianápolis e Los Angeles. Fechando os finalistas, Toscano-Anderson, cujos pais são mexicanos-americanos e afro-americanos, tem um papel importante em ajuda para comunidades latinas e negras com a sua fundação “Journey to Achieve”, para dar auxílio aos jovens na área de Santa Cruz e México.

“Juan Toscano-Anderson foi nomeado finalista do prêmio Kareem Abdul-Jabbar #SocialJusticeChampion inaugural da NBA. O prêmio reconhece um jogador atual por buscar a justiça social e por promover a igualdade para indivíduos e grupos que foram historicamente marginalizados”

O vencedor do Prêmio Kareem Abdul-Jabbar de Justiça Social irá selecionar uma organização para receber a contribuição de US$ 100 mil, já os outros quatro finalistas vão escolher, cada um, uma organização que irá ganhar US$ 25 mil. Essa é apenas a primeira edição da premiação que irá trazer para o cenário da NBA o reconhecimento de atuais jogadores que defendem os valores estabelecidos há décadas pela liga: equidade, respeito e inclusão.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo