Basquete

NBA junto com os atletas, anuncia novas medidas do protocolo de segurança contra Covid-19

(Photo by Jared C. TiltonGetty Images)

A NBA junto com a NBPA (Associação Nacional de Jogadores de Basquete) anunciaram nesta terça-feira (12), um acordo sobre as novas medidas dos protocolos de saúde e segurança que estão sendo adotados para está temporada 2020/21, em razão da pandemia da Covid-19. A liga detalhou novas medidas mais rígidas sobre as atividades fora das instalações das franquias, a rotina no dia de jogo, o planejamento das viagens e em relação à testagem de famílias e pessoas próximas dos atletas da NBA.

No comunicado divulgado pela Liga, ficou afirmado que as atividades fora das instalações da equipe, ao menos pelas próximas duas semanas, os jogadores e staff das equipes serão obrigados a permanecer em suas residências, quando a equipe estiver em sua cidade, durante todo o tempo, exceto quando necessário se apresentar para atividades em sua arena ou centro de treinamento. As interações fora do ambiente de trabalho estão limitadas apenas a membros que morem no mesmo domicílio, familiares e profissionais que trabalhem regularmente nas casas dos atletas.

Durante o dia de jogo, os jogadores estão proibidos de chegar à arena com mais de três horas de antecedência ao início da partida. Durante o pré-jogo e após a partida, os jogadores devem limitar suas interações a toques de cotovelos ou punhos, evitando maiores contatos e mantendo a distância mínima de 2 metros quando possível. Além disso, todos os jogadores devem usar máscaras de proteção facial durante todo o tempo em que estiverem no banco, vestiários e durante as atividades de força e condicionamento. O uso de máscaras é um ponto que a NBA quer tratar de maneira mais rígida, já que foi uma das medidas mais burladas durante os jogos.

Para os voos, as equipes devem criar um plano de assentos de modo que os atletas que sentam-se mais próximos no banco nas partidas se mantenham mais próximos uns dos outros também nos aviões. Outro ponto são que todas as sessões de tratamento nos hotéis, como massagens e fisioterapia, devem ocorrer em salões espaçosos ou áreas abertas, com o mínimo de quatro metros entre as estações individuais. Também durante as viagens, as equipes estão proibidas de deixar o local de hospedagem ou interagir com hóspedes que não façam parte do staff.

Qualquer pessoa que visite com frequência a casa de um atleta ou membro do staff das equipes com finalidade profissional deve se submeter a testes duas vezes por semana. Para o caso de alguma equipe apresentar um caso positivo de jogador ou de membro da equipe considerado de alto risco, a NBA pode exigir que jogadores e staff sejam submetidos a testes laboratoriais por cinco dias consecutivos, duas vezes por dia, além dos testes realizados diariamente.

A liga também frisou que os protocolos de saúde e segurança da liga podem ser alterados durante a temporada conforme a evolução da pandemia de Covid-19. Já foram adiadas cinco partidas em função do coronavírus em menos de um mês do início da temporada. O último foi anunciado hoje. O duelo entre o Orlando Magic e o Boston Celtics, que aconteceria na quarta (13). Os Celtics é a equipe até o momento que mais teve jogos adiados. No momento, a liga não da indícios que tenha planos de suspender a temporada.

Para saber tudo sobre a NBA, siga o perfil do Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo