Basquete

NBA marca volta dos playoffs para sábado

Facebook/NBA

A NBA anunciou nesta sexta-feira (28), que os playoffs serão retomados neste sábado (29). O acordo entre os jogadores e a liga ocorre após o boicote dos atletas do Milwaukee Bucks e o adiamento das partidas de quarta e quinta-feira.

                 

A condição imposta pelos atletas para o retorno foi o desenvolvimento de iniciativas que combatam o racismo e a brutalidade policial e promovam a justiça social.

O encontro para acertar a volta dos jogos teve a participação do comissário da liga, Adam Silver, e do diretor executivo da associação dos jogadores (NBPA), Michele Roberts.

Juntas, a NBA e a NBPA divulgaram um comunicado oficial com todas as ações por justiça social que serão adotadas daqui para frente. As três principais iniciativas são a criação de uma coalisão de jogadores e técnicos focada nas lutas por justiça social, o uso das arenas das equipes como zonas de voto durante a eleição de 2020, e a inserção de propagandas que promovam o engajamento da população nas eleições durante todas as partidas dos playoffs.

O BOICOTE

Na última quarta (26), os jogadores do Milwaukee Bucks decidiram não entrar em quadra no duelo contra o Orlando Magic, em protesto à violência policial. No domingo (23), oficiais da cidade de Kenosha, em Wisconsin, deram sete tiros nas costas do homem negro Jacob Blake, que não morreu, mas permanece hospitalizado. Segundo a família de Blake, ele está sem movimento da cintura para baixo. Após o boicote, a liga decidiu adiar as três partidas de playoffs de quarta e quinta.

ÍNTEGRA DO COMUNICADO

“Tivemos uma conversa franca e produtiva ontem (quinta-feira) entre jogadores da NBA, treinadores e dirigentes de times sobre os próximos passos para promover nossos esforços e ações coletivas em apoio à justiça social e à igualdade racial. Entre outros, estavam presentes jogadores e representantes de todos os 13 times em Orlando. Todas as partes concordaram em retomar os jogos do playoff da NBA no sábado, 29 de agosto, com o entendimento de que a liga junto com os jogadores trabalharão para cumprir os seguintes compromissos:

1. A NBA e seus jogadores concordaram em estabelecer imediatamente uma coalizão de justiça social, com representantes de jogadores, treinadores e dirigentes, que se concentrará em uma ampla gama de questões, incluindo aumento do acesso à votação, promoção do engajamento cívico e defesa de uma reforma significativa da polícia e da justiça criminal.

Protesto na NBA: Por que não se deve julgar os atletas brasileiros por não terem o mesmo engajamento

2. Em todas as cidades onde há franquia da liga e arenas, os dirigentes das equipes continuarão a trabalhar com os responsáveis das eleições locais para converter a instalação em um local de votação para as eleições gerais de 2020 a fim de permitir uma opção de voto pessoal seguro para as comunidades vulneráveis ao Covid-19. Se o prazo tiver expirado, os dirigentes de equipe trabalharão com os responsáveis das eleições locais para encontrar outro uso relacionado ao pleito para as instalações, incluindo, mas não se limitando, ao registro de eleitores e aos painéis de recebimento de cédulas.

3. A liga trabalhará com os jogadores e nossos parceiros de rede para criar e incluir anúncios em cada jogo do playoff da NBA, dedicados a promover um maior engajamento cívico nas eleições nacionais e locais e aumentar a conscientização sobre o acesso e as oportunidades dos eleitores.

Esses compromissos seguem meses de estreita colaboração em torno do projeto de um ambiente seguro e saudável para reiniciar a temporada da NBA, fornecendo uma plataforma para promover a justiça social, bem como criando uma Fundação da NBA com foco no empoderamento econômico da comunidade negra”.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo