Basquete

NBA: Toco de Adebayo decide e Heat vence Celtics na prorrogação

Heat x Celtics NBA
Douglas P. DeFelice/Getty Images

O Miami Heat venceu o primeiro jogo das finais do Leste diante do Boston Celtics por 117 a 114. Em um duelo equilibrado nos finais de cada tempo, a franquia verde dominou durante boa parte da partida, mas sofreu a virada no último minuto e conseguiu levar para a prorrogação.

                 

No tempo extra, as equipes entregaram o esperado e os lances decisivos começaram próximos do último minuto. Depois de uma boa jogada de Jimmy Butler, o ala sofreu falta e converteu o lance livre. Com a posse de bola decisiva, Tatum buscou uma bandeja, mas o tocou enorme de Adebayo foi fundamental para vitória do Heat.

Com a vitória, o Miami abre 1 a 0 na série e buscará vencer o segundo jogo para abrir vantagem no placar geral. O próximo confronto diante dos Celtics será na quinta-feira (17) às 20h.

PRIMEIRO QUARTO DE BOSTON E HEAT SE RECUPERA ANTES DO INTERVALO

A final do Leste não começou nada bem para o Miami. Enquanto Boston conseguia capitalizar as jogadas, o Heat tinha um péssimo aproveitamento que ficou abaixo dos 30% nas bolas de dois pontos. Apesar da grande diferença de aproveitamento entre os times, os Celtics terminaram “apenas” oito pontos a frente de Miami, mas podendo ser uma vantagem ainda maior.

No entanto, o segundo quarto foi completamente dominado pelo Heat que cresceu de produtividade e passou a acertar os lances que errou na primeira prévia. Com Dragic e Butler liderando, a franquia se impôs em quadra e subiu a marcação contra os Celtics que não conseguiram produzir no mesmo ritmo. A melhora de Miami equilibrou o jogo que terminou com o primeiro tempo em 55 a 55.

CELTICS CRESCEM, MAS HEAT DESLANCHA NO ÚLTIMO QUARTO E VIRA NA PRORROGAÇÃO

Aos poucos, o Boston Celtics conseguia tomar controle do jogo. Enquanto o Heat encontrava problemas para seguir a equipe, o time de Brad Stevens tinha Marcus Smart e Jayson Tatum comandando as ações e fundamentais com as roubadas de bola. Nos últimos minutos, a vantagem chegou a 12 pontos depois de um grande apagão de Miami em que a bola parou de cair.

Com muitos roubos de bola e aproveitando os erros adversários, os Celtics iam conseguindo manter a vantagem mesmo em dia que Kemba Walker não contribuiu tanto. Apesar do grande problema, Miami apresentou sinais de melhoras no último período e foi moendo a desvantagem até os últimos minutos quando em uma bola de três pontos convertida por Jimmy Butler. Com o tradicional equilíbrio voltando aos segundos finais, Tatum ainda converteu uma falta que empatou o duelo e levou a prorrogação.

No tempo extra, Celtics e Heat protagonizaram muito estudo antes da tomada de decisão, mas aos poucos se soltaram em campo. Com Jimmy Butler sendo decisivo em uma jogada de três pontos (arremesso e falta), a franquia de Boston teve uma grande oportunidade de empatar o duelo, mas um toco de Bam Adebayo em Tatum nos últimos segundos praticamente decretou a vitória do time de Erik Spoelstra por 117 a 114.

TOCO E ELOGIO MÁGICO

O fator decisivo da vitória do Miami Heat passou pela mão de Bam Adebayo. O jovem pivô distribuiu um toco nos últimos segundos contra Jayson Tatum que decretou a vitória da franquia. O lance chamou atenção do ex-jogador dos Lakers, Magic Johnson, que elogiou o camisa 13 e disse ser o maior lance defensivo da história da pós-temporada.

“O toco do Bam Adebayo na tentativa de enterrada do Jayson Tatum foi a melhor jogada defensiva que eu já vi em playoffs”, afirmou Johnson nas redes sociais.

MAIORES PONTUADORES

Miami Heat: Goran Dragic (29 pontos, 7 rebotes e 4 assistências) e Jae Crowder (22 pontos, 5 rebotes e 1 assistência).

Boston Celtics: Jayson Tatum (30 pontos, 14 rebotes e 5 assistências) e Marcus Smart (26 pontos, 3 rebotes e 1 assistência).

Siga o perfil do Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo