Basquete

NBB: Flamengo é favorito diante do Paulistano na semifinal; veja análise

Wilian Oliveira/CAP

Na próxima segunda-feira (10), Flamengo e Paulistano iniciam a série melhor de cinco jogos das semifinais do NBB. Todos os duelos acontecerão no Maracanãzinho devido os protocolos de segurança da COVID-19. O encontro entre o primeiro e quarto colocado da temporada regular promete fortes emoções.

Será a terceira vez que os dois times irão se encontrar numa fase de playoffs da competição nacional, sendo as outras duas foram vencidas pelo Flamengo. O primeiro confronto foi nas quartas de final da temporada 2012-13, e o clube carioca venceu por 3×0. O segundo duelo foi na final da temporada seguinte, e o Mengão foi campeão sobre o clube paulista.

OS DUELOS NA TEMPORADA 2020-21

Na atual temporada, os times se enfrentaram duas vezes, com duas vitórias dos comandados de Gustavo de Conti.

Paulistano 70 X 84 Flamengo

Flamengo 104 X 76 Paulistano

PAULISTANO BUSCA SURPREENDER NA SEMIFINAL

No início da temporada, a equipe do treinador Régis Marreli não era a grande favorita entre os times paulistas para chegar até a semifinal do NBB. Porém, o Paulistano se mostrou muito aguerrido e com um basquete de alta qualidade, se mostrando capaz de chegar longe na competição. Os paulistas tiveram bons valores se destacando dentro do campeonato como Deryk Ramos, Felipe Ruivo e Caue Borges. A boa participação do pivô Maique dentro do garrafão e a regularidade do norte-americano naturalizado argentino, Erik Thomas, nas quartas diante do Bauru ajudaram o CAP a chegar à semifinal contra o Flamengo.

Paulistano se prepara para a semifinal / Foto: Divulgação Paulistano

Na campanha da quarta colocação, o Paulistano somou em 30 jogos com 22 vitórias e oito derrotas, somando um aproveitamento de 75%. A equipe paulista teve médias de 76.5 pontos por partida e 72.7 pontos sofridos durante a temporada, além de 12.4 erros turnovers de média. Os destaques em números do elenco foram Erik Thomas (13.2 pontos), Maique (7.2 rebotes) e Deryk Ramos (4.1 assistências)

FLAMENGO VAI PARA O CONFRONTO TENTANDO MANTER INVENCIBILIDADE

O Flamengo ainda não perdeu em 2021, foram 28 jogos e 28 vitórias, sendo oito vitórias na Champions League Américas, três vitórias na Copa Super 8 e 17 vitórias no NBB, contando returno e playoffs. E na temporada completa do Novo Basquete Brasil, a equipe carioca venceu 28 partidas e somou apenas duas derrotas em 30 partidas, com um incrível aproveitamento de 93,7%.

Foco do Flamengo em busca de mais um título nacional / Foto: Paula Reis

Em excelente fase, o Flamengo é favorito no confronto e tem bons números na temporada, com médias de 89.8 pontos por partida sendo o melhor ataque da competição, 71.9 pontos sofridos e 11.9 erros por jogo. A equipe é comandada ofensivamente pelo experiente Marquinhos, cestinha da equipe no ano, com 13.3 pontos por jogo. Já nos rebotes, o principal encarregado tanto ofensivamente como defensivamente, é Olivinha com médias de 7.2 rebotes. O melhor passador da equipe é o armador Yago Mateus, o ex-Paulistano, que soma 5.6 assistências por atuação.

LEI DO EX NO CONFRONTO?

Gustavo de Conti, Yago Mateus e Jhonatan Luz irão reencontrar sua ex-equipe em uma fase de playoffs do NBB. Todos foram campeões do NBB em 2018 pelo Paulistano no único título conquistado. A equipe ainda conta com Diego Jeleilate, gerente de basquete do Flamengo, também com passagem pelo clube paulista. Deryk Ramos irá fazer o caminho inverso. O ala-armador foi campeão brasileiro pelo clube na temporada 2018/2019 pelo rubro-negro.

Régis Marreli técnico do Paulistano, volta a encontrar o Flamengo numa fase semifinal do NBB. A última vez foi na temporada 2012/2013 e acabou vendo o seu time na época, o São José, ser eliminado por 3 a 2.

Confira as datas e horários dos confrontos entre Flamengo e Paulistano pela semifinal do NBB:

Jogo 1 – dia 10 – Flamengo x Paulistano, às 20:45.

Jogo 2 – dia 12 – Paulistano x Flamengo, às 20:45.

Jogo 3 – dia 15 – Paulistano x Flamengo, às 15:15.

Jogo 4 – dia 17 – Flamengo x Paulistano, às 20:45.

Jogo 5 – dia 19 – Flamengo x Paulistano, às 18 horas.

*Jogos 4 e 5 se forem necessários.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo