Basquete

NBB: Minas e São Paulo se enfrentam por vaga na final; veja análise

Foto: Divulgação/Minas Tênis Clube

Minas Tênis Clube e São Paulo FC inauguram o primeiro dia das semifinais dos playoffs do Novo Basquete Brasil (NBB). Os times brigarão por uma vaga na final da edição 2021, em uma série de melhor de cinco partidas. Nas quartas de final, a equipe mineira venceu o Franca por 2×1, enquanto o São Paulo despachou o Corinthians por 2×0.

CONFRONTOS DIRETOS NA TEMPORADA 2020-21

Ao longo da edição 2020-21 do Novo Basquete Brasil, os times se enfrentaram duas vezes – os mineiros venceram ambos os jogos.

Minas Tênis Clube 96 x 92 São Paulo FC

Minas Tênis Clube 92 x 90 São Paulo FC

O QUE ESPERAR?

A série entre Minas e São Paulo tem tudo para ser extremamente competitiva e acirrada.

Considerado favorito a garantir uma vaga na final, o Tricolor Paulista chega pela primeira vez nas semifinais do NBB. Comandada por Cláudio Mortari, a equipe rendeu bons frutos e mostrou um desempenho excelente. O SPFC terminou a temporada regular na terceira colocação, com campanha de 23 vitórias e sete derrotas – totalizando 76,7 % de aproveitamento.

O clube detém um dos melhores ataques da liga, além de ser versátil e possuir um grande poder de decisão: a combinação entre peças jovens e experientes faz com que o jogo se encaixe dentro do sistema. Além disso, a presença de nomes importantes deve deixar o adversário mais pressionado.

A tendência é que o trio Shamell (15,1 pontos, 3,3 rebotes, 3,0 assistências e 14,8 de eficiência), Georginho (15,8 pontos, 8,1 rebotes, 6,2 assistências e 24,7 de eficiência) e Lucas Mariano (19,6 pontos, 6,8 rebotes, 1,0 assistências e 19,8 de eficiência) dê trabalho ao clube minastenista.

Na temporada passada, o Tricolor ocupou o terceiro lugar na fase de classificação, mas a competição foi encerrada por conta da pandemia.

Foto: Divulgação/SPFC Basquetebol

Com a segunda melhor campanha na fase de classificação do torneio (26-4) e 86,7% de aproveitamento, o Minas está de volta às semifinais depois de dez edições do campeonato. Por mais que tenha saído vitorioso nos outros jogos contra o São Paulo nesta temporada, a equipe mineira terá que se valer das características utilizadas contra o Franca para bater os são-paulinos: defesa consistente e ataque agressivo.

O clube minastenista conta com jogadores significativos como JP Batista, David Jackson e Parodi. O camisa 13, que possui médias de 12,1 pontos, 5,9 rebotes, 1,7 assistências e 14,0 de eficiência, chegou no time este ano e representa a figura de liderança da equipe. Jackson encabeça o elenco em pontos (13,9) e eficiência (16,1), enquanto Parodi possui o melhor número de assistências (4,6).

Não se pode falar de Minas Storm sem indicar o nome de Gui Santos. O jovem de 18 anos está cada vez ganhando mais espaço no clube e sua participação nas partidas tem sido bastante importante. O camisa 11 divide a titularidade com o estadunidense Shaquille Johnson Sr., de 31 anos. Em janeiro de 2020, Gui Santos foi convocado aos 17 anos pelo técnico Aleksandar Petrovic para as Eliminatórias da Copa América de 2022. A título de curiosidade, o minastenista se inscreveu para o Draft 2021 da NBA.

A equipe mineira possui bom entrosamento e mostrou evolução ao longo dos últimos jogos, e o Tricolor está moldando a cada dia um sistema de jogo bem mais ousado e ambicioso, que tem dado certo na edição 2020-21 do NBB. A essa altura do campeonato, o time capaz de conter possíveis oscilações levará a melhor.

Fotos: Divulgação/Orlando Bento MTC

TABELA SEMIFINAL

10/5 – Jogo 1 – 18h – São Paulo x Minas Storm – ESPN, Twitch e DAZN

12/5 – Jogo 2 – 18h – São Paulo x Minas Storm – ESPN, Twitch e DAZN

15/5 – Jogo 3 – 18h – São Paulo x Minas Storm – TV Cultura, ESPN, Twitch e DAZN

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo