Mais Esportes

Nery e William avaliam preparação do Minas para as semis da Superliga: ‘Nossa equipe está muito mais consistente’

Nery e Willian - MInas-Superliga
Foto:William Lucas/Inovafoto/CBV

As quartas de final da Superliga masculina 20/21 tem início amanhã e contam com Fiat/Minas, Vôlei UM Itapetininga, Vôlei Renata e EMS Taubaté Funvic na reta final da competição. Devido a pandemia, os jogos serão realizados em formato de bolha no Centro de Desenvolvimento de Voleibol (CDV), em Saquarema. Os confrontos de semifinal serão entre Fiat/Minas e Vôlei UM Itapetininga e Vôlei Renata contra EMS Taubaté Funvic. Todas as coletivas de imprensa foram online nesta terça-feira (6). O técnico Nery e o levantador Willian, do Fiat/Minas, expressaram suas expectativas para o duelo. Confira:

SEMI CONTRA O ITAPÊ

Nery - Minas
Foto:William Lucas/Inovafoto/CBV

A respeito do jogo contra o Itapetininga, tanto Willian, como Nery afirmaram que não veem vantagem de nenhum dos times e que a falta de torcida deixou o campeonato muito mais equilibrado. Apesar do Itapetininga ter vencido o time de Cruzeiro por mérito próprio, o treinador acredita que o Sada visivelmente não jogou seu melhor voleibol. Acrescentou ainda, que a crescente desse último mês de jogos, antes da paralização para os jogos das semifinais e final do feminino, é um dos fatores que refletem o foco e entrosamento do time nessa reta final.

-Temos a noção de que se não fizermos um trabalho bem feito, qualquer equipe pode ser vencida. Então, a ideia sempre foi essa de manter o foco e criar uma consistência dentro da equipe independente das peças que estão ou não, para que a equipe consiga jogar de uma maneira coesa, bem estruturada. O trabalho foi feito da melhor maneira possível, desde que as condições são atípicas. A gente encontra os times em momentos diferentes durante o campeonato, todas as equipes tendem a crescer. Agora na semifinal, um jogo importante com a pressão natural de uma semifinal de campeonato, então temos que ver como as peças vão se portar nesse período importante. A nossa equipe está muito mais consistente. É interessante como a equipe não para de buscar soluções no dia a dia. Achar a melhor bola, achar a melhor jogada. Eu, por exemplo, conseguir deixar os atacantes mais confortáveis o tempo todo, e nesse período eu acredito que encontramos a melhor forma do nosso time jogar- comentou o levantador Willian.

– Em relação ao Renan, a gente vem vendo vídeos do nosso adversário e vamos marcar todos os jogadores. Tem uma atenção maior no Renan, um cuidado maior, mas se por acaso ele estiver marcado eu tenho certeza que o Carísio (levantador) vai achar outros jogadores e nós temos que estar preparados para todos eles. Estamos chegando para essa semifinal bem preparados. A nossa equipe evoluiu bastante no segundo turno. A equipe de Itapetininga é alta, tem umas bases que dificultam muito a rodada de bola e um técnico muito estudioso como o Peu que sabe organizar bem a equipe. Mas independente disso, o Minas evoluiu como um todo. Nossos jogadores estão mais preparados no sistema defensivo, estamos sacando melhor, mas tudo isso tem que funcionar quando o juiz apitar – ponderou o treinador do Fiat/Minas.

IMPORTÂNCIA DA EXPERIÊNCIA

Com a confirmação da renovação de jogadores importantes como William “El Mago”, o líbero Maique, o ponteiro Henrique Honorato e o central Matheus Pinta para a temporada 21/22 na equipe mineira, Nery foi questionado sobre novas contratações, mas preferiu focar no time atual, sem especulações do mercado do vôlei no momento. Dessa maneira, destacou a importância de mesclar jogadores da base com a experiência dos mais rodados.

– A nossa preocupação é o Minas entrar em quadra com o seu melhor para poder jogar essa semifinal, em como tirar o melhor de nossos jogadores. A gente veio trabalhando no amadurecimento dos jogadores que foram formados no Minas, para eles poderem hoje chegarem a uma semifinal de Superliga. Esses jogadores mais experientes, o Willian, o Gustavão, o Escobar, ajudam a achar esse caminho durante o jogo, porque eles já passaram por essa situação muito mais vezes do que os nossos jogadores mais novos que foram formados na base. Então contamos muito com a experiência deles. Tivemos um grande planejamento, onde nós trouxemos grandes jogadores, e temos rodagem através de competições, de treinamentos para os jogadores chegarem mais maduros e poderem realmente sonhar em chegar a uma final de Superliga – analisou Nery.

RELAÇÃO COM O FEMININO

Ontem (6), o Itambé/Minas se consagrou campeão da Superliga feminina 20/21 sobre outro time mineiro, o Dentil/Praia Clube. O jogo foi bastante emocionante e esteve em aberto até o tie-break, quando as minastenistas levaram o título. Como as equipes feminina e masculina se conhecem bem, a pergunta a respeito do sentimento do levantador Willian , mais conhecido como Mago, em relação ao título, veio a tona.

– Eu que acompanho um pouco do feminino, um 25×12 ou um jogo que está 20×9 é como se estivesse 15×15 é impressionante. Qualquer hora pode mudar, no time feminino o fator psicológico é impressionante como influencia. Ali em nenhum momento eu achei que estava perdido. Parabéns às meninas. Da para sentir essa energia com certeza, espero que elas tenham deixado ali na quadra para nós. Que a gente possa pegar esse restinho de energia boa nessa final e que possamos conquistar – apontou Willian, sobre tricampeonato do time feminino do Minas.

O primeiro jogo da semifinal entre Vôlei UM Itapetininga e Fiat/Minas acontecerá amanhã(7), quarta-feira, às 16h30 com transmissão do Sportv2, canal do grupo Globo.

+ Notícias do Vôlei

Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo