Corinthians

Neste dia em 1977: Corinthians era campeão após 23 anos de jejum; relembre

Foto: Reprodução/Placar

Há 43 anos, no dia 13 de outubro de 1977, o Corinthians vencia a Ponte Preta e se sagrava campeão paulista. A vitória no terceiro jogo da final estadual encerrou um jejum de 23 temporadas sem nenhum título.

                 

A primeira partida da final foi vencida pelo Timão. Palhinha foi o autor do único gol do jogo. O segundo confronto foi marcado por recorde de público: mais de 146 mil torcedores foram ao Morumbi. Na ocasião, o Corinthians até saiu na frente, com gol de Vaguinho, mas sofreu a virada, forçando o terceiro jogo. Relembre o confronto!

Lembra de tudo?

Para a terceira partida, o Corinthians, do treinador e ídolo do clube Oswaldo Brandão, foi a campo com: Tobias; Zé Maria, Moisés, Ademir e Wladimir; Ruço, Basílio, Luciano, Vaguinho, Geraldão e Romeu. Em um jogo faltoso e de pouco brilho no início, Rui Rei, craque da Ponte Preta, foi expulso aos 16 minutos.

Mesmo com um jogador a mais, o Corinthians seguia sem conseguir agredir a equipe de Campinas. Apenas aos 36 minutos do segundo tempo que a rede balançaria. Zé Maria cobrou uma falta na área que gerou a confusão do gol: Basílio desviou de cabeça, a bola sobrou Vaguinho, que chutou na trave e sobrar para o cabeceio de Wladimir. A defesa consegue impedir o gol de cabeça ao tirar a bola em cima da linha, mas Basílio apareceria para o rebote e, por fim, marcar o gol da vitória.

Depois de 22 anos e oito meses sem poder gritar e comemorar um título de campeão, o Corinthians erguia o troféu do Campeonato Paulista. O gol de Basílio ficou eternizado e a sequência que o clube teria após o sucesso de 1977 também.

Para saber tudo sobre o Corinthians, siga o Esporte News Mundo no InstagramTwitter Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo