Futebol americano

NFL divulga tabela da semana decisiva; confira os cenários

Foto: Divulgação / Los Angeles Chargers

Desde 2008, a última semana da NFL conta somente com jogos dentro das divisões, para evitar entrega de resultados e acirrar ainda mais as rivalidades históricas entre as franquias. E não vai ser diferente em 2021, ano em que ainda há muito a ser decidido na semana 18 da temporada.

Pela primeira vez, a liga transferiu dois jogos da última semana para o sábado (8), e são partidas que envolvem campeões de divisão e posição em que eles se classificam aos playoffs. São eles:

Kansas City Chiefs vs Denver Broncos (18h30, horário de Brasília): Os Chiefs de Patrick Mahomes visitam o já eliminado Denver Broncos em um confronto da AFC West que tem muita coisa em jogo. Para Kansas City, vale a quarta folga da Rodada de Wild Card em 4 temporadas, e para Denver, vale a honra de vencer os rivais pela primeira vez desde 2016 e de superar Mahomes pela primeira vez em sua carreira.

Porém, não basta apenas a vitória para os atuais hexacampeões da AFC West. Também precisam ‘secar’ o Tennessee Titans, que visita o Houston Texans e, caso persista o empate nas campanhas, tem a vantagem no confronto direto. Além disso, a derrota para os Broncos compromete até mesmo a 2ª melhor posição da conferência, pois Cincinnati Bengals (que busca vitória contra o Cleveland Browns para subir na classificação) e Buffalo Bills (caso confirme o título da AFC East) também tem vantagens em critérios de desempate.

Dallas Cowboys vs Philadelphia Eagles (22h15, horário de Brasília): Os dois times já estão classificados aos playoffs, mas os campeões da NFC East também buscam uma melhor posição e recuperar a confiança para o Wild Card (pois a folga ficou com o Green Bay Packers) na próxima semana. Também pode ser um jogo de estudo entre os históricos rivais, afinal, há a possibilidade – ainda que pequena – de se enfrentarem logo de cara nos playoffs.

Para que esse cenário ocorra, é preciso que os Eagles vençam os Cowboys e também de uma combinação tripla de resultados: Vitória do Carolina Panthers sobre o Tampa Bay Buccaneers, vitória do Seattle Seahawks sobre o Arizona Cardinals e vitória do San Francisco 49ers sobre o Los Angeles Rams.

Jogos de domingo (9) para ficar de olho:
– Pittsburgh Steelers vs Baltimore Ravens (15h, horário de Brasília): Steelers precisam vencer os Browns hoje (3), vencer os Ravens no próximo domingo e torcer por uma vitória dos Jaguars sobre os Colts; Ravens precisam vencer os Steelers e torcer por vitórias de Jaguars e Raiders sobre Colts e Chargers, respectivamente.

– Seattle Seahawks vs Arizona Cardinals (18h25, horário de Brasília): Para vencerem a NFC West, os Cardinals precisam vencer os Seahawks e torcer por uma vitória dos 49ers contra os Rams. Mesmo com derrota, Arizona já está garantido nos playoffs.

– San Francisco 49ers vs Los Angeles Rams (18h25, horário de Brasília): Para confirmarem o título da NFC West, basta uma vitória dos Rams. Para os 49ers, basta uma vitória ou também uma derrota + torcer para que os Falcons vençam os Saints.

– New Orleans Saints vs Atlanta Falcons (18h25, horário de Brasília): Para se classificarem aos playoffs, o único cenário favorável aos Saints é vencer seus maiores rivais e torcer por uma vitória dos Rams sobre os 49ers.

– Disputa pela AFC East (18h25, horário de Brasília): Para vencer a divisão, o Buffalo Bills precisa apenas vencer o New York Jets em casa; Para o New England Patriots, é necessário vencer o Miami Dolphins fora de casa e torcer por uma vitória dos Jets sobre os Bills. Independente dos resultados, Bills e Pats também estão garantidos na pós-temporada.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterFacebook e Instagram.

Os jogos da rodada para cumprir tabela são:
– Green Bay Packers vs Detroit Lions
– Chicago Bears vs Minnesota Vikings
– Washington Football Team vs New York Giants

Sunday Night Football: o gran finale que define a última vaga
A vaga restante das 14 disponíveis para os playoffs será decidida em horário nobre. Às 22h20 (horário de Brasília), o Los Angeles Chargers de Justin Herbert visita o Las Vegas Raiders de Derek Carr, em um jogo que ‘the winner takes it all’: quem vencer, se classifica e ainda elimina o rival.

Matematicamente, é possível que ambos se classifiquem, mas precisa de uma vitória dos Chargers sobre os Raiders, combinada a uma vitória dos Ravens sobre os Steelers (resultado possível) e a uma vitória dos Jaguars sobre os Colts (resultado improvável).

Justamente por descartar a façanha que seria a derrota do Indianapolis Colts (que não está garantido nos playoffs) para o Jacksonville Jaguars (que busca, novamente, a primeira escolha geral do Draft), a NFL colocou o outro confronto da AFC West na outra ‘ponta’, a que encerra a semana e também a temporada regular. As expectativas são as melhores possíveis – afinal, quando se trata de entretenimento e de vender seu produto, a NFL é um espetáculo à parte.

Quer ficar por dentro de tudo dos esportes americanos? Siga o Podcast Timeout no Spotify!

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo