Basquete

Nikola Jokic é eleito o MVP da temporada da NBA

Nikola Jokic recorde na temporada
Redes Sociais/ Denver Nuggets

Nikola Jokic é o MVP da NBA pela segunda vez consecutiva, segundo fontes ligadas ao insider da ESPN Adrian Wojnarowski. Esse é o quarto ano consecutivo em que o prêmio fica nas mãos de um estrangeiro da NBA, após duas temporadas consecutivas vencidas por Giannis Antetokounmpo. Jokic se junta a um seleto grupo de jogadores que venceu mais de uma vez o prêmio, dentre eles os centrais Kareem Abdul-Jabbar (6), Wilt Chamberlain (4), Moses Malone (3) e Bill Russel (5).

                 

Além dos gigantes do garrafão, a lista é completa por: Giannis Antetokounmpo, Stephen Curry, Steve Nash, Tim Duncan, Karl Malone e Bob Petit com dois MVP’s, Magic Johsnson e Larry Bird com três, LeBron James com quatro e Michael Jordan com cinco conquistas.

Principal jogador da franquia de Denver, Jokic levou a equipe a um sexto lugar na temporada regular, garantindo uma vaga para os playoffs, sem a ajuda dos companheiros de equipe Jamal Murray, que se lesionou ainda na temporada 20-21, e Michael Porter Jr., que atuou por apenas nove jogos nesta temporada.

O feito de Jokic já poderia ser respondido apenas por isso, mas o sérvio de 27 anos ainda abriu um salão inédito na NBA: foi o primeiro jogador a alcançar a marca de 2000 pontos, 1000 rebotes e 500 assistências na temporada regular, com uma média de 25/13/6. Também foi o primeiro jogador a ficar no top 10 em quatro estatísticas diferentes: pontos por jogo (PPG), rebotes por jogo (RPG), assistências por jogo (APG) e porcentagem em arremessos de quadra (%FG).

Para saber mais informações sobre a NBA, siga o Esporte News Mundo no TwitterFacebookInstagram e Youtube.

Nikola Jokic foi escolhido na 41ª posição no draft de 2014 oriundo da equipe sérvia Mega Basket, mas assinou com o Denver Nuggets apenas na temporada seguinte, 2015. Sendo um pick já da segunda rodada, o primeiro MVP de Nikola foi uma grande e grata surpresa, enquanto para essa conquista já tinha aumentado de patamar. Jokic conseguiu superar Giannis Antetokounmpo, vencedor do prêmio também por dois anos consecutivos (18-19 e 19-20), e Joel Embiid, que para muitos era o favorito ao prêmio nessa temporada.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo