Corinthians

No aniversário de 81 anos do Pacaembu, relembre a sequência de títulos marcantes do Corinthians no estádio

Corinthians viveu grande fase atuando no Pacaembu a partir de 2009. Foto: Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians

Nesta terça-feira (27), o lendário Estádio do Pacaembu completa 81 anos de sua inauguração. Planejado por quase uma década, o Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho foi construído entre 1936 e 1940 e serviu como um marco para representar o desenvolvimento do futebol no Brasil.

Além de competições disputadas por clubes nacionais e internacionais, o estádio serviu como palco de seis jogos da Copa do Mundo de 1950, incluindo uma partida do Brasil, que terminou empatada em 2 a 2 com a Suíça pela fase de grupos.

Mesmo após diversas reformas ao longo dos anos, o estádio nunca perdeu seu charme e sua importância, principalmente para o futebol paulista.

+ Suposta nova camisa do Corinthians movimenta torcedores nas redes sociais

Time que mais jogou no estádio, com 1.690 partidas disputadas, o Corinthians foi multi-campeão jogando lá. Foram nove taças levantadas ao todo desde os anos 50. Mais recentemente, o Pacaembu esteve atrelado a um dos momentos mais vitoriosos do Timão, quando a equipe foi campeã dentro do estádio de quatro competições em quatro anos.

Relembre as conquistas nacionais e continentais do Corinthians jogando no Pacaembu entre 2009 e 2013:

Campeonato Paulista – 2009

Corinthians foi campeão Paulista em 209 sobre o Santos. Foto: Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians

Após o acesso para a Série A do Brasileirão em 2008, o Corinthians começou a viver seus primeiros anos de glória dentro do Pacaembu depois do rebaixamento. O primeiro título conquistado nesta sequência histórica dentro do estádio foi o Paulista de 2009. Liderado por Ronaldo, o Timão terminou o campeonato de maneira invicta e um empate por 1 a 1 com o Santos garantiu o troféu após ter vencido o primeiro jogo por 3 a 1.

Campeonato Brasileiro – 2011

Corinthians conquistou o pentacampeonato Brasileiro sobre o maior rival, Palmeiras. Foto: Daniel Augusto Jr./Fotoarena.

Já sob o comando de Tite, o Timão se tornou campeão brasileiro pela quinta vez em sua história dentro do Pacaembu. E não poderia ser de maneira melhor. Na última rodada, Corinthians e Vasco chegaram com chances de título, mas com o empate da equipe do Rio de Janeiro, o Alvinegro ficou com a taça com um 1 a 1 contra o maior rival, Palmeiras, e pôde soltar o grito de campeão.

Libertadores – 2012

Timão venceu primeira Libertadores no Pacaembu, em 2012. Foto: Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians

O título mais almejado pelo torcedor corinthiano não poderia ter sido conquistado de forma diferente. Depois de empatar em 1 a 1 na temida Bombonera contra o Boca Juniors, o Corinthians decidiria mais um título no Pacaembu. Com muita luta até o fim e dois gols de Emerson Sheik, o Timão conseguiu, finalmente, se tornar campeão da América pela primeira vez em 102 anos de história do clube.

Recopa Sul-Americana – 2013

Recopa de 2013 foi o último troféu levantado pelo Timão no Pacaembu. Foto: Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians.

O último troféu erguido pelo Corinthians no Pacaembu foi a cereja do bolo na história entrelaçada entre o time e o estádio. Jogando contra o São Paulo, o Timão venceu os dois jogos e conseguiu coroar uma das fases mais vencedoras de todos os tempos e se tornou campeão da Recopa. No jogo derradeiro, Romarinho e Danilo marcaram para dar o último título ao Timão antes da inauguração de sua nova casa.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo