Athletico

No aniversário de 97 anos; relembre 5 jogos marcantes da história do Athletico

Foto: Reprodução/Athletico

Nesta sexta-feira (26), o Athletico completa 97 anos desde a sua fundação em 1924. A fusão entre os times Internacional e America, surgiu o rubro-negro do Paraná. Em quase um século, jogadores de seleção brasileira passaram pelos gramados do Joaquim Américo Guimarães, jogadores internacionais, jogadores multi campeões, líderes e jovens talentos que resultaram em uma história de sucesso.

Como presente, o Furacão em suas mídias sociais fez um apelo para doação em forma de dinheiro, ou alimentos para ajudar no combate ao coronavírus na capital paranaense, Curitiba. Comprovando a sua importância não apenas esportiva, mas social e cultural impactando a capital do estado.

Como uma forma de olhar que olhar para trás e ver o quão longe o Furacão chegou, relembre dez jogos que representam a trajetória do Furacão:

Athletico 2 (5) x (4) 0 Grêmio; semifinal da Copa do Brasil de 2019

Em busca da Copa do Brasil pela primeira vez, o Athletico perdeu o primeiro jogo das semifinais para o Grêmio no Rio Grande do Sul por 2 a 0. Muitos consideravam o resultado final definido. Porém, na Arena da Baixada, o Furacão imprimiu um ritmo forte contra a equipe gaúcha, fazendo um gol aos 16 minutos do primeiro tempo, e outro aos 3 do segundo tempo, empatando assim a série no tempo normal. Nos penaltis o rubro-negro converteu todas as cobranças, o jovem talento tricolor Pepe cobrou o ultimo pênalti para o time de Renato Gaucho e o goleiro Santos defendeu, explodindo a Arena da Baixada em euforia e alegria.

Athletico 1 (4) x (3) 1 Junior Barranquilla; final da Copa Sul-Americana de 2018

Ao chegar na final da Copa Sul-Americana de 2018, o Athletico depois de ter empatado em 1 a 1 a partida na Colômbia, decidiria a taça continental na Arena da Baixada. Leo Pereira interceptou um passe e rolou para Raphael Veiga que viu Pablo se movimentando e lançou o camisa 9 que tirou o goleiro da jogada. O time de Barranquilla empataria o jogo no segundo tempo. Na prorrogação, muito equilíbrio até que na segunda etapa, o goleiro Santos comete pênalti, Jarlán Barrera isolou a bola em um estrondo da Arena da Baixada. Nas cobranças de pênaltis o time athleticano perdeu um chute, o de Renan Lodi, o time do Júnior perdeu dois e Thiago Heleno sacramentou o primeiro título internacional do Furacão.

Internacional 1 x 2 Athletico; final da Copa do Brasil de 2019

Depois de derrubar o Grêmio de forma épica, o Furacão chegou na decisão da Copa do Brasil com a sensação de que era capaz de levar o troféu. No primeiro jogo, vitória por 1 a 0 gol de Bruno Guimarães após boa tabela com o argentino Marco Ruben. No segundo jogo, tinha a vantagem do empate, mas isso pouco influenciou, na primeira saída em velocidade, Rony lançou Marco Ruben que saiu da área e abriu um buraco na defesa do Internacional, Léo Cittadini aproveitou o espaço e recebeu o passe do atacante argentino e abriu o placar no Beira-Rio estendendo a vantagem athleticana. Nico López sete minutos depois empatou a partida, mas a vantagem ainda era rubro-negra. No último minuto do jogo, Marcelo Cirino fez um drible entre dois marcadores, e lançou para Rony concluir o confronto e definir o primeiro título da Copa do Brasil para a cidade de Curitiba, e para o Athletico.

São Caetano 0 x 1 Athletico; final do Campeonato Brasileiro de 2001

Em busca do primeiro troféu de expressão nacional, o Furacão havia se recuperado no Campeonato Brasileiro de 2001, e entrou na fase de mata-mata naquela época. Eliminou times como o São Paulo de Kaká, e um Fluminense liderado por Magno Alves. Alex Mineiro marcou 8 gols em 4 jogos, e na final contra o São Caetano, o Furacão saiu perdendo em casa por 2 a 1, mas ainda no mesmo jogo, encontrou forças para levar o placar a seu favor, 4 a 2. Com a vantagem, o Furacão jogava como o regulamento no Anacleto Campanella, mas no segundo tempo, um chute forte de Fabiano que o goleiro adversário espalmou e Alex Mineiro fez o gol decisivo, coroando uma campanha e um início de uma história de sucesso.

Corinthians 0 x 5 Athletico; Campeonato Brasileiro 2004

Considerado um dos melhores times da historia do Athletico, o elenco de 2004 visitou o Corinthians em Sao Paulo e não apenas venceu o duelo, como goleou o time paulista por um total de 5 a 0, com domínio amplo e total da partida, com shows de Jadson e Fernandinho, o Furacão conseguiria os três pontos e seguiria na disputa pelo Campeonato, o rubro-negro infelizmente acabaria como vice-campeão daquela edição.

Esses são apenas cinco de uma extensa galeria de grandes e marcantes partidas com feitos inesquecíveis por elencos e jogadores através das décadas. São 97 anos de várias emoções sentidas, alegria, sofrimento, tristeza, amargura, glória, tensão, momentos difíceis para um clube fora do eixo Rio-São Paulo e a parte ainda do segundo pelotão do futebol nacional, mas de alguma forma, o Furacão conseguiu se estabelecer como uma das forças e um dos clubes mais tradicionais do Brasil.

Para saber tudo sobre o Athletico, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo