Santos

No dia de Santo Antônio, relembre cinco “casamentos” que deram certo dentro de campo no Santos

Foto: Ivan Storti/Santos FC

Dia 13 de junho, na religião católica, é celebrado o dia de Santo Antônio, conhecido como “santo casamenteiro”. No futebol, muitos times marcaram época por ter duplas de jogadores que se davam tão bem dentro de campo, que pareciam ter um “casamento tático”.

No Santos, algumas dessas duplas ficaram marcadas na história do futebol mundial, justamente pelo clube ser um exímio formador de atletas, e ter revelado boa parte desses jogadores que fizeram sucesso.

Por isso, o Esporte News Mundo resolveu relembrar cinco “casamentos” que deram certo dentro de campo na história do Peixe. Confira:

1 – Pelé e Pepe

Pelé e Pepe (Foto: Associação dos Pesquisadores e Historiadores do Santos/Divulgação)

Uma das maiores duplas da história, Pelé e Pepe fizeram parte do quinteto que marcou época no futebol mundial nos anos 1960: Dorval, Mengávlio, Coutinho, Pelé e Pepe. Os cinco atuaram juntos em 99 partidas, e são considerados até hoje como o “ataque dos sonhos”

Porém, o destaque para a dupla Pelé é Pepe se dá por conta do talento completo dos dois e pela quantidade de gols que ambos fizeram com a camisa do Santos. Além de habilidosos, os atletas tinham um faro de gol bastante apurado. Enquanto Pelé é o maior artilheiro da história do Santos, com 1.091 gols, Pepe é o vice, com 403.

2 – Diego e Robinho

Robinho e Diego conquistaram o Brasileirão em 2002 (Foto: Divulgação/Site oficial do Santos)

Ícones do título brasileiro do Santos em 2002, sobre o rival Corinthians, em um Morumbi lotado, Diego e Robinho formaram a primeira dupla de sucesso do Peixe no século. Os dois, ao lado de um elenco jovem, porém talentoso, foram responsáveis por quebrar um tabu de 34 anos do Peixe sem conquistas nacionais.

Ao todo, Diego marcou 38 gols em sua única passagem pelo Santos. Já Robinho, que teve três idas e vindas ao clube, tem 111 gols marcados com a camisa do Peixe.

3 – Neymar e Ganso

Neymar e Ganso em treino do Santos (Foto: Divulgação/Santos FC)

A mais recente dupla de sucesso no Santos também marcou uma geração no clube. Campeões da Copa do Brasil, da Libertadores, da Recopa e de três Campeonatos Paulistas, Neymar e Ganso foram os caras do Peixe na conquista da América, e espalharam o lema da “ousadia e alegria” para encantar o país dentro de campo.

Juntos, Neymar e Ganso balançaram as redes 172 vezes em jogos oficiais pelo Santos. Além do faro de gol, ambos também mostraram talento como “garçons”, e anotaram 101 assistências, sendo que muitas delas faram feitas de uma para o outro.

4 – Mauro Ramos de Oliveira e Calvet

Mauro Ramos, Pelé e Calvet (Foto: Twitter/Conmebol/Divulgação)

Não é só de DNA ofensivo que o Santos vive. O clube também teve grandes duplas de zaga, e duas delas serão lembradas nos dois itens finais desta lista. A primeira é considerada por muitos como o maior par defensivo da história da equipe: Mauro Ramos de Oliveira e Calvet, que atuaram no Peixe na década de 1960.

Enquanto o ataque dos sonhos, já mencionado na lista, encantava o mundo com suas impiedosas goleadas, Mauro Ramos de Oliveira e Calvet eram os responsáveis por manter a solidez defensiva que garantia a segurança quando os adversários armavam contra-ataques.

5 – Durval e Edu Dracena

Durval e Edu Dracena em treino do Santos (Foto: Divulgação/Santos FC)

Puxando para a história mais recente do Santos novamente, Durval e Edu Dracena formaram o equilíbrio defensivo necessário para o Peixe conquistar a Libertadores de 2011.

Unindo o forte poder de marcação de Durval e a boa saída de bola de Dracena, a dupla tinha um entrosamento muito bom, que fez com que ambos fossem parceiros no Santos por cinco temporadas consecutivas – de 2009 a 2014.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo