Ponte Preta

No retorno de Ivan, Ponte Preta empata com Náutico e escapa da degola

No retorno de Ivan, Ponte Preta empata com Náutico e escapa da degola

A Ponte Preta ampliou sequência de invencibilidade na Série B do Campeonato Brasileiro ao arrancar empate diante do líder Náutico, nesta segunda-feira à noite, no Estádio dos Aflitos, pelo placar de 1 a 1.

Moisés abriu o placar a favor da Macaca, enquanto o zagueiro Camutanga, de cabeça, igualou ao Timbu no início da etapa complementar.

+ Felipe celebra chance na ala esquerda da Ponte Preta: ‘Minutagem e rodagem’

Com resultado em Recife, Alvinegra aumenta para seis jogos o período sem tropeços na segunda divisão nacional, provisoriamente fora da zona de rebaixamento e na 16ª colocação com nove pontos.

Atual campeão pernambucano, Alvirrubro, por sua vez, salta a 25 tentos e amplia vantagem na liderança.

O JOGO

Gilson Kleina decidiu por uma escalação bem modificada em relação aos jogos anterior para surpreender o líder na Náutico.

Com Ednei, Rodrigão e Ygor Vinhas vetados pelo Departamento Médico, Ponte Preta entrou em campo com Ivan entre os titulares e nova formatação tática, sem um centroavante de origem. A estratégia, contudo, surtiu efeito.

De forma surpreendente, Macaca fez atuação altamente positiva em 48 minutos. Com postura de gente grande, praticamente não sofreu sustos defensivos e ainda tomou conta por mais da metade do primeiro tempo.

Com meio-campo mais congestionado, Alvinegra conseguiu inibir os principais destaques individuais do Timbu. Prova disso é que a principal e única finalização perigosa do Timbu saiu dos pés do volante Marciel, em arremate de fora da área, nos acréscimos.

A atuação elogiável pela torcida também teve contribuição decisiva da dupla de zaga (Cleylton e Fábio Sanches) e de volantes (Dawhan e André Luiz).

O gol marcado pela Ponte Preta, aos 18 minutos, teve origem em um chute de fora da área de André Luiz, espalmado pelo goleiro Jefferson nos pés de Moisés, artilheiro geral do elenco na temporada.

Organizada, Macaca também foi eficiente para cortar os espaços do oponente, o que prejudicou no desempenho de Jean Carlos, principal destaque alvirrubro na Série B.

Enquanto o ataque obteve seis finalizações ao alvo em seis tentativas, entrosamento do sistema defensivo foi essencial para aliviar a pressão.

O retorno dos vestiários, porém, enterrou o plano de segurar a vantagem. Logo com quatro minutos, Camutanga venceu Fábio Sanches pelo lado, completou cruzamento de Jean Carlos e balançou as redes de cabeça – lance que originou escanteio foi erroneamente assinalado pelo arbitragem.

Depois de igualar o marcador, equipe pernambucana cresceu de produtividade e buscou a virada. As melhores chances saíram dos pés de Jean Carlos em duas oportunidades: em chute de canhota, de fora da área, e em penalidade desperdiçada para cima do gol – lance foi marcado por falta do zagueiro Fábio Sanches em Vinícius.

Sem se intimidar, Ponte Preta também tentou agredir o oponente, em dose dupla com zagueiro Cleylton. Em uma das finalizações, Camutanga salvou cabeceio em cima da linha e evitou a virada.

Os comandados de Gilson Kleina também ficaram na bronca com arbitragem depois que Carlão salvou tento campineiro em cima da linha e possível infração do goleiro teria sido ignorada ao agarrar a bola com as mãos, dentro de área, após recuo.

Nos acréscimos, ainda houve tempo para Ivan operar dois milagres e confirmar igualdade no Nordeste.

O QUE VEM POR AÍ?

Com semana livre de treinamento, Ponte Preta e Náutico voltam a campo pela Série B do Campeonato Brasileiro no próximo final de semana.

No sábado, 17 de julho, Macaca, com três empates consecutivos, desafia o Remo, atual lanterna, no Estádio Moisés Lucarelli, às 18h30.

Ainda na liderança, Timbu, por sua vez, viaja até o Rio de Janeiro, onde enfrenta o Vasco da Gama, no domingo, 18, às 16h, em São Januário.

FICHA TÉCNICA: NÁUTICO  1 x 1  PONTE PRETA

Náutico: Jefferson; Bryan, Carlão, Camutanga e Breno (Rafinha); Rhaldney, Matheus Trindade (Giovanny) e Marciel (Guilherme Nunes); Jean Carlos, Vinícius e Paiva (Iago). Técnico: Hélio dos Anjos

Ponte Preta: Ivan; Kevin, Fábio Sanches, Cleylton e Felipe Albuquerque; Dawhan (Vini Locatelli), André Luiz, Richard (Josiel), Camilo (Thalles e depois Renatinho) e Niltinho (Fessin); Moisés. Técnico: Gilson Kleina

Gols: Camutanga (NAU) | Moisés (PON)

Cartões amarelos: Jean Carlos, Marciel e Rafinha (NAU) | Dawhan, Fábio Sanches, Niltinho e Vini Locatelli (PON)

Árbitro: Jonathan Antero Silva (PI)

Público e renda: portões fechados

Local: Estádio Eládio de Barros Carvalho (Aflitos), em Recife (PE)

Siga o Esporte News Mundo no TwitterFacebook e Instagram.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo