Automobilismo

Norris explica como Mazepin arruinou suas chances de largar bem no GP da Espanha

Norris Mazepin
Créditos: Photo by Mark Sutton LAT Motorsport Images FIA Pool via HOCH ZWEI via Imago Images

Sensação na temporada, Lando Norris lamentou largar apenas na nona colocação no GP da Espanha, que acontece neste domingo (09). O piloto da McLaren teve dificuldades no Q1 ao ser atrapalhado por Nikita Mazepin, da Haas, o que causou um efeito dominó em sua estratégia.

Norris seguia forte no Q1, quando encontrou tráfego na pista, já no terceiro setor. Dois pilotos deram passagem para o carro laranja da McLaren, enquanto Mazepin seguiu o traçado normal, bloqueando o inglês que vinha mais rápido.

Norris encontra trânsito, carros dão passagem, mas Mazepin bloqueia caminho (Reprodução / F1TVPro)

A manobra resultou em um tempo de volta ruim, o que obrigou o inglês a fazer mais uma volta rápida para se garantir no Q2. “Sinto que isso me custou o quali hoje. O carro estava bom. Sinto que não fiz um trabalho ruim”, afirmou Norris. Acabou fazendo a volta mais rápida na segunda tentativa, mas para isso teve que usar um novo jogo de pneus.

— Tinha só um cara que me segurou muito, o que significou ter que usar meu segundo jogo de pneus. E quando tudo é definido em milésimos, centésimos e décimos, você quer usar toda a oportunidade de melhorar, sem cometer erros – explicou.

Na última parte da classificação, sem poder usar pneus novos, Norris não conseguiu render tanto quanto gostaria e acabou atrás das Ferrari e de seu companheiro de equipe, Daniel Ricciardo. Sem citar Mazepin, Norris reforçou que tudo mudou ainda no Q1. “Você quer colocar pneus novos para correr no Q3, em vez de um que já deu duas voltas. Então a gente teve azar. E a única razão desse azar foi o Q1, ter aquele tráfego na última curva”, ressaltou.

— Estou um pouco chateado, porque sinto que poderia estar em quinto ou sexto lugar, algo assim – finalizou Norris.

Mazepin perdeu três posições no grid de largada pelo incidente, embora o piloto já fosse sair em último lugar. O russo também recebeu 1 ponto de penalidade em sua Superlicença. Hamilton cravou a pole position, a 100ª de sua carreira, enquanto Max Verstappen larga em segundo e Valteri Bottas, em terceiro.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo