Olimpíadas

Com Nory, Caio, Diogo e Francisco, Brasil convoca equipe masculina de ginástica artística para a Tóquio 2020

Com Nory, Caio, Diogo e Francisco, Brasil convoca equipe masculina de ginástica para a Tóquio 2020
Arte/ENM

A equipe de ginástica artística do Brasil está definida para os Jogos Olímpicos de Tóquio. Nesta quarta-feira, a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) anunciou a convocação dos sete atletas do masculinos e do feminino que vão competir no torneio do Japão. 

O campeão olímpico Arthur Zanetti vai competir nas argolas no individual masculino. A equipe que vai competir entre os homens será formada por Arthur Nory, Caio Souza, Diogo Soares e Francisco Barreto. No feminino, Flavia Saraiva e Rebeca Andrade garantiram suas vagas, no Mundial de Stuttgart, de 2019, e no Campeonato Pan-Americano do Rio.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

A lista brasileira não teve grandes surpresas. A incógnita maior eram a escolha das vagas na equipe masculina. De acordo com o coordenador da Seleção Brasileira de Ginástica Artística Masculina, Marcos Goto os critérios que nortearam as decisões foram a técnica, os resultados em competições, potencial de resultado, contribuição para a equipe, constância e assertividade, análise de performance, evolução técnica, disciplina e condição física.

— Conseguimos alcançar o objetivo de levar uma equipe e um atleta adicional para mantermos uma equipe competitiva e seguir com o trabalho de especialista. Assim, a equipe será formada pelos atletas Arthur Nory, Caio Souza, Diogo Soares e Francisco Barreto. Na vaga adicional teremos Arthur Zanetti — declarou o Coordenador da Seleção.

— O trabalho contou com a contribuição de muitos atletas e treinadores. Temos a certeza de que a Ginástica Brasileira será bem representada por este grupo. Agradecemos à CBG e às Loterias Caixa por todo o apoio e ao COB, por proporcionar a participação nessa última competição e este estágio de treinamento com as melhores condições possíveis — finalizou o treinador, referindo-se ao torneio de Doha.

Com Nory, Caio, Diogo e Francisco, Brasil convoca equipe masculina de ginástica para a Tóquio 2020
COB/Divulgação

Em Tóquio, a seleção feminina de ginástica não terá representantes competindo por equipes, após um ciclo de quatro Olimpíadas seguidas. As vagas confirmadas são apenas no individual com Flávia Saraiva e Rebeca Andrade.

Saraiva carimbou seu passaporte para Tóquio no torneio de Stuttgart com a 10ª melhor nota no individual geral. A ginasta, que fez sua estreia nos Jogos Olímpicos do Rio-2016, foi o 5º lugar na Trave, aparelho em que tem chances de medalhas em Tóquio.
Com Nory, Caio, Diogo e Francisco, Brasil convoca equipe masculina de ginástica para a Tóquio 2020
Ricardo Bufolin/ CBG
Já Rebeca Andrade confirmou sua presença no torneio do Japão após liderar a disputa do individual geral no Pan-Americano de ginástica do Rio. A atleta, que também estreou nos Jogos do Rio, com apenas 17 anos, foi a 11ª colocada no evento do Brasil.

+Keno vence por nocaute na estreia do Grand Prix de Boxe do Brasil; luta de Beatriz Souza é adiada
++Pela primeira vez, duas infectologistas farão parte da comissão técnica do Brasil nas Olímpiadas

Um dos treinadores da Seleção de Ginástica Artística Feminina, Porath Neto, destacou os méritos das ginastas que vão competir no Japão.

— A Flavia conquistou a vaga no Mundial de Stuttgart. Ela teve totais méritos: mentais, físicos, técnicos. Acho que foi a melhor competição dela no individual geral — comentou Porath, que acrescentou em seguida.

— No Pan, Rebeca mostrou que está muito forte e confiante para executar os exercícios com potência e precisão. Conseguiu um somatório muito bom no individual geral, e agora é acertar detalhes — finalizou.

De acordo com o sorteio realizado pela Federação Internacional de Ginástica (FIG), a equipe de Ginástica Artística Masculina do Brasil caiu na Subdivisão 2, ao lado de Suíça, Grã-Bretanha, Japão e de dois grupos mistos. A equipe vai estrear no dia 24 de julho, às 2h30 (de Brasília).

Já as ginastas Flavia Saraiva e Rebeca Andrade farão parte do grupo misto 2, ao lado de ginastas do Egito, Suécia e Belarus. As brasileiras caíram na Subdivisão 5, com Alemanha, Bélgica e as atletas do grupo misto 5.

Confira a equipe completa de Ginástica Artística do Brasil em Tóquio

Ginástica Artística Masculina
Arthur Nory
Caio Souza
Diogo Soares
Francisco Barretto Jr.

Ginasta individual
Arthur Zanetti

Ginástica Artística Feminina

Flavia Saraiva
Rebeca Andrade

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo