Fluminense

Novamente, Fluminense pedirá à FIFA que reconheça o título mundial de 1952

Foto: (Mailson Santana / Fluminense)

A novela ainda continua. Será que o Fluminense, realmente, conquistou o  título de campeão mundial? Pela segunda vez, o Tricolor Carioca fará uma solicitação à FIFA para que reconheça a conquista de 1952. Dessa vez, o clube contará com o apoio da CBF para enviar o dossiê à entidade máxima do futebol internacional.

                 

Desde 2012 há diversas conversas internas dentro do clube, tentativas de apoios dentro das entidades e solicitações já tinham sido enviadas. A última tinha sido no final de 2020. Entretanto, agora, Mário Bittencourt contará com o apoio do Rogério Caboclo (presidente da CBF) nesta nova tentativa.

Conheça nossa página no Twitter Instagram.

“Quando o presidente Rogério Caboclo esteve aqui em Laranjeiras, em outubro de 2020, eu o levei até a taça do título de 52 e solicitei que ele nos ajudasse no assunto, junto ao presidente da Conmebol, Alejandro Dominguez. Na semana passada, eu e Caboclo nos reunimos novamente para conversar sobre a mudança da legislação para jogadores de base e eu, mais uma vez, lhe pedi que levasse à Fifa nossa solicitação de reconhecimento do Mundial de 52 ao Presidente Infantino. Ele levou nossa solicitação e nós vamos reenviar o dossiê para ser encaminhado à Fifa”, disse Mário em nota oficial divulgada no site do clube.

O título em questão trata-se da Copa Rio. Naquela época, ainda não existia a Libertadores, Interclubes, Mundial e muito menos existia o Brasileirão. Portanto, a Copa Rio reunia apenas duas equipes brasileiras: o campeão carioca e o paulista. Além disso, por conta dos laços diplomáticos e afetivos com Portugal, o campeão português também participava do torneio. Em adição, mais cinco clubes faziam parte da competição. Os clubes dos países bem colocados na Copa do Mundo de 1950, ou seja: Espanha, Suécia, Uruguai, Itália e Inglaterra.

Porém, com a recusa do convite por parte de alguns clubes europeus, clubes de outros países foram convidados. Logo, em 1952, os seguintes clubes participaram da Copa Rio: Fluminense (Brasil), Corinthians (Brasil), Peñarol (Uruguai), Libertad (Paraguai), Áustria Viena (Áustria), Sporting (Portugal), Grasshopper (Suíça) e Saarbrucken (Alemanha).

Em 1952, o clube das Laranjeiras venceu a Copa Rio de forma invicta. Na final, conquistou a vitória diante do Corinthians.

LEIA MAIS: De acordo com matemático, Fluminense tem 57% de garantir uma vaga na fase de grupos da Libertadores

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo