Futebol Internacional

Novela Mbappé: Jogador vira assunto de Estado na França

Franck Fife/AFP via Getty Images

Nesta quarta-feira (20), o presidente francês Emmanuel Macron, parece ter decidido intervir na novela Mbappé que se arrasta ao longo da temporada para revelar seu desfecho. O liberal francês que está em campanha eleitoral para o segundo turno, que disputará no domingo contra a extremista conservadora Marine Le Pen, falou pela primeira vez sobre o futuro do astro francês.

“Infelizmente, você não pode falar sobre Kylian Mbappé indo para o OM. Se ele tivesse disposto a ir, teria lutado para que isso acontecesse…mas ele disse ‘não’ muito rapidamente. Quero que ele fique” disse Macron sobre a permanência da estrela do PSG na Ligue 1.

O presidente francês ainda afirmou que está em contato com Mbappé, tentando convencê-lo a desistir de ir embora da França. O país tem sofrido com a fuga de seus astros para clubes do exterior desde a era Zidane, Mbappé é o resquício da ideia dos ídolos franceses jogarem na França, algo comum em outros países como Itália e Alemanha.

Macron e Mbappé se conheceram após a Copa do Mundo na Rússia por meio de Didier Deschamps, técnico da seleção francesa, a quem o líder francês também é amigo. Nem mesmo o fato de torcer para o Olympique de Marselha o fez desejar a saída Kylian para o exterior.  

Mbappé não dá pistas sobre seu futuro, que está entre a mudança para o Real Madrid e a permanência no PSG. Há algumas semanas o atleta não descartou permanecer em Paris.

Sarkozy e Ronaldinho intervém a favor do PSG

BELO HORIZONTE, BRAZIL – SEPTEMBER 24: Ronaldinho Gaucho gestures during a visit to the Mineirao stadium on September 24, 2020 in Belo Horizonte, Brazil. It is the first time that the former player appears in public in Brazil after being released from prison in Paraguay amid the Coronavirus (COVID – 19) Pandemic. (Photo by Pedro Vilela/Getty Images)

O ‘El Mundo’ da Espanha revelou na semana passada que o ex-presidente Nicolas Sarkozy tem conversado constantemente com o atleta para evitar uma mudança de Mbappé para Madri. “O próprio Macron, presidente da França, se interessou pelo caso. Outro de seus antecessores, Nicolas Sarkozy, também intermediou” diz um trecho da reportagem.

Nicolas Sarkozy foi presidente da França entre 2007 e 2012, desde 2016 deixou a vida pública após fracassar na tentativa de voltar a presidência. O ex-presidente francês é torcedor do PSG. Em 2018 foi preso pela polícia francesa acusado de financiamento ilegal de campanha e por interferir na Líbia durantes as eleições francesas de 2007. Foi condenado a um ano de prisão em 2021, ele recorreu da decisão que ainda não foi julgada.

Outra figura importante que decidiu agir nos bastidores em favor do clube francês foi o astro brasileiro Ronaldinho Gaúcho, em entrevista ao Amazon Prime Video, o ídolo do PSG afirmou que seria “maravilhoso” Mbappé ficar e tentar conquistar a Champions League pelo Paris.

“Eu quero que ele fique aqui, não seria lindo? Ver os melhores jogarem juntos em Paris e vencerem a Liga dos Campeões seria maravilhoso” afirmou. Ronaldinho, que tem frequentemente falado do clube, espera que no futuro próximo o jovem francês possa faturar a bola de ouro. “Ele é muito jovem, muito rápido e forte. É maravilhoso vê-lo jogar. E espero que ele se torne o melhor jogador do mundo a ganhar a Bola de Ouro”.

Gaúcho reconheceu que Mbappé o teria agradado se jogassem juntos, “eu adoraria jogar com ele. Porque acho que somos complementares por características. Sempre gostei de jogadores rápidos, e ele, com sua velocidade, acho que teríamos nos dado bem”, disse Ronaldinho que jogou 77 vezes e marcou 25 gols com a camisa do PSG.

Haaland pode ter recusado o Madrid por causa de Mbappé

Haaland teria dado sinal verde para proposta do Manchester City, afirma site inglês

Na terça-feira, o site de notícias ‘The Athletic’ teria afirmado que o norueguês deu sinal verde para a proposta dho Manchester City ao invés do dinheiro de Florentino Pérez e de acordo com informações apuradas pela Esporte News Mundo, o principal motivo teria sido a ida de Mbappé para o Real Madrid.

Haaland e seu empresário, Mino Raiola, enxergam que a ida do norueguês para o Real seja precipitada isso porquê o clube madrilenho teria Vini Jr., Benzema e Mbappé como as principais estrelas do elenco, e Haaland não chegaria como seu principal jogador.

A informação ainda não foi confirmada, mas segundo alguns programas esportivos ingleses desta quarta-feira, o City tenta negociar os 75 milhões de euros exigidos pelo Borussia Dortmund e os valores das comissões de Raiola, e por isso, o acordo ainda não foi sacramentado. Algo que dá tempo para o Real Madrid agir.

Em Madri, o Real não desistiu de Haaland mesmo que seu ‘plano A’ seja o francês Mbappé, que tem o Estado francês agindo pela sua permanência. Pep Guardiola, treinador do City, despistou sobre a negociação, quando perguntando sobre o possível acerto com o norueguês ele respondeu, “Não há resposta para a sua pergunta”.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo