Atlético-MG

O novo Atlético-MG e os velhos tropeços, mas com um fator inédito: a sorte ao seu lado

Foto: Pedro Souza / Atlético

O Atlético-MG, líder do Brasileirão, apenas empatou com a Chapecoense, lanterna da competição, somando assim apenas dois dos seis pontos que disputou contra o time catarinense. Apesar do tropeço enorme, o Galo viu Palmeiras e Flamengo, seus dois principais rivais na corrida pelo título, tropeçarem também, o que é algo novo.

                 

+ ‘Não foi um resultado diferente do que merecemos’, analisa Cuca sobre empate do Atlético com a Chapecoense

+ Hulk lamenta ‘empate amargo’ e fala em cansaço físico e psicológico com sequência de jogos

Historicamente, o Atlético é um time azarado por natureza. O clube era uma máquina dos pontos corridos quando o Brasileirão era mata-mata, tanto que teria vencido cinco Brasileiros se o modelo fosse adotado desde o início (1971; 1977; 1980; 1983 e 1987). Após a competição adotar os pontos corridos, o clube se perdeu e nunca conseguiu repetir os feitos.

Além dos campeonatos, o Galo sempre teve mais azar do que sorte em jogos específicos. Aquele jogo que ninguém perderia? O alvinegro conseguia. Chance quase 0 de não vencer? O time dava um jeito. Ou seja, sempre foi o time que tropeçava enquanto os outros avançavam, ou que também tropeçava quando os outros tropeçavam. Assim, o Atlético passou muitos anos sendo o time do quase ou do “e se”.

Todo time campeã precisa, além de uma grande competência, pelo menos um pouco de sorte. Em 2021, o Galo parece estar vivendo, finalmente, esse momento. Nos outros anos que conseguiu disputar o título do Brasileiro, o Galo sempre teve problemas defensivos, ou atuando fora de casa, ou perdendo jogos inacreditáveis que ninguém esperava e dando azar. Enquanto isso, os adversários seguiam pontuando e tendo sorte em alguns momentos.

No Brasileirão 2021, o Galo vem gozando de grande sorte (além de competência). O maior exemplo aconteceu nesta quarta. Ao empatar com a Chape, o Galo deixou dois pontos preciosos pra trás, que podem definir o campeonato lá na frente. Em outros tempos, Flamengo e Palmeiras goleariam seus adversários e encostariam mais no Galo. Dessa vez, o Palmeiras levou uma virada inesperada e o Fla apenas empatou, o que fez o Galo abrir 11 pontos de vantagem na liderança, um a mais do que quando começou a rodada.

Mesmo assim, o Galo abriu 11 pontos na liderança

E não foi a primeira vez na competição. Recentemente, o Flamengo perdeu para o Grêmio, em péssima fase, em casa, e levou empate do América no último lance. O Palmeiras, empatou com Juventude e perdeu para o Cuiabá.

Em resumo, é a primeira vez que as coisas conspiram a favor do Atlético e o clube é o mais engatilhado para vencer um título. No entanto, é importante entender que a sorte é só uma companheira que, às vezes, acompanha a competência, como nessa última rodada. Contar sempre com ela é um erro.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo