Automobilismo

Novo carro da Mercedes mostra cores, mas esconde real poder do W12

novo carro da mercedes
Divulgação / Twitter Mercedes AMG

Na Fórmula 1, qualquer detalhe pode significar décimos de diferença. A Mercedes sabe disso e no lançamento do seu novo carro, nesta terça-feira (22), só mostrou o que quis. O W12 mantém o preto, acrescenta o prata e o vermelho, mas esconde o verdadeiro poder da máquina que será guiada por Lewis Hamilton e Valtteri Bottas.

O mistério no novo carro da Mercedes tem fundamento: as equipes precisam reverter a perda de força aerodinâmica causada pelo regulamento e cada uma encontrou uma forma de lidar com a situação. Sendo a equipe com o melhor carro do grid há anos, o Diretor Técnico, James Allison, quis manter o segredo da magia e evitar cópias antes da hora.

— A parte que não estamos mostrando a vocês está mais próxima do chão (…) Lá embaixo, há um monte de detalhes aerodinâmicos que ainda não estamos prontos para mostrar ao mundo. Não porque não está lá, mas porque não queremos que nossos adversários vejam. Não queremos que eles comecem a tentar colocar coisas semelhantes em seus túneis de vento — explicou durante o evento.

O mistério vai ser mantido por mais algum tempo, porque a equipe não fará o tradicional shakedown, colocando o novo carro para dar algumas voltas em Silverstone no dia de filmagens. Tudo fica devidamente guardado e escondido até a pré-temporada no Bahrein.

EXPECTATIVA: VENCER E LUTAR POR IGUALDADE

Com sete títulos mundiais consecutivos, a Mercedes luta para manter o reinado por mais uma temporada, podendo ver um campeonato inédito com Bottas ou um recorde absoluto para Hamilton. Toto Wolff, ao site oficial da equipe, garante que a motivação segue a mesma.

— Todo ano tentamos resetar nosso foco e definir os objetivos certos. Pode soar simples, mas é muito difícil e provavelmente é por isso que não se vê equipes por aí com sete títulos em sequência. Muitas coisas podem acontecer e é natural se acostumar com o sucesso e então não lutar tanto por ele. Mas esse time não mostrou nada disso. Vejo o mesmo fogo, apetite e paixão agora que vi na primeira vez que entrei aqui, em 2013 — afirmou o chefe da equipe.

A Mercedes não quer ser copiada até ser inevitável (Divulgação / Twitter Mercedes AMG)

Para Hamilton, que assinou a renovação de seu contrato com a Mercedes por apenas mais um ano, vencer o campeonato de 2021 não será o fator decisivo para a aposentadoria ou para continuar na categoria. O piloto inglês garante que seu foco maior é fora das pistas, na luta por mais igualdade e diversidade.

— No ano passado houve muita discussão sobre igualdade e inclusão e penso que havia muito para falar. Este ano é sobre acelerar e avançar com essas questões, e ter certeza absoluta que ações sejam tomadas. Isso está no centro da minha razão de pilotar. Claro que existimos para vencer, e é para isso que tantos caras e garotas aqui estão trabalhando tão arduamente, então é meu objetivo entregar isso a eles — garantiu.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo