Corinthians

Novo gerente das categorias de base do Corinthians fala sobre suas expectativas no clube: ‘O objetivo é estar entre os melhores’

Carlos Brazil, gerente da base do Corinthians, concedendo entrevista coletiva virtual
Foto: Felipe Szpak/Agência Corinthians

Na tarde desta quinta-feira (17), o novo gerente das categorias de base do Corinthians, Carlos Brazil, concedeu entrevista coletiva virtual e atendeu os questionamentos dos jornalistas e se apresentou para os torcedores. Depois de três anos de trabalho no Vasco da Gama, ele chega para substituir no cargo o ex-goleiro Yamada.

Entre os assuntos abordados durante a coletiva, Brazil falou sobre a situação financeira que o Corinthians vive de contenção de gastos e maior utilização de pratas da casa, pelo menos em teoria, no time profissional, o papel da equipe de Aspirantes na formação de atletas e a busca por títulos nas categorias de base do clube.

Questionado sobre o quão desafiante seria coordenar as divisões de base do clube do Parque São Jorge em meio a uma política de corte de gastos e pouco investimentos, o gerente preferiu salientar o objetivo do trabalho, independente da situação monetária do clube.

– Temos que formar bem, entregar jogadores qualificados, vejo como importante dar um grande foco na captação nos meninos mais novos, ali você prepara o menino para jogar no Corinthians. Vamos focar nisso, evidentemente que quando chega na fase de alto rendimento, no sub-20, sub-23, esse menino precisa estar preparado. A análise de mercado será feita muito pontualmente, pois existem negociações que possam ser vantajosas, não necessariamente usando dinheiro, comentou Brazil.

Para saber tudo sobre o Corinthians, siga o Esporte News Mundo no Instagram, Twitter e Facebook.

Sobre o time sub-23, que disputa o Brasileirão de Aspirantes e que nos últimos anos foi alvo de críticas por ter um elenco com excesso de jogadores sem render resultados em termos de peças para o time profissional, o funcionário corinthiano defendeu a existência da categoria sendo executada de forma “positiva” em suas palavras.

– O sub-23 hoje existe, vamos melhorar processos para ela ser de fato uma equipe de transição para a equipe principal. Em vez de emprestar um atleta que “estoura” nos 20 anos, podemos manter ele aqui. Como ainda não é obrigatório, ainda peca em relação ao calendário. Pode ser positivo o sub-23, mas se não for bem trabalhado pode também não ser e virar só custo, e a gente não quer isso, declarou o gerente das categorias de base do Corinthians.

Ainda falando sobre o sucesso em termos de taças conquistadas pelas equipes juniores do Alvinegro paulista, como o decacampeonato da Copa São Paulo de Futebol Júnior, Brazil afirmou que os títulos são consequência de um bom trabalho e que, mais especificamente, a formação de atletas e o sucesso de gestão será o objetivo corinthiano.

– Ganhar títulos é consequência de um bom trabalho quando você forma bem. O objetivo principal é revelar jogadores para a equipe principal, para que o Corinthians tenha retorno técnico e financeiro, mas temos que formar bem com disputa de títulos. O objetivo é estar entre os melhores, no Brasil e nos campeonatos estaduais. Títulos são consequências de bom trabalho de formação, finalizou o gerente do Timão.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo