Z - Futebol Agência ENM

Numa final entre ingleses, Manchester City é o 42º time diferente a decidir uma Champions

PSG City

Manchester City e Chelsea são os finalistas da Champions League desta temporada. Será a terceira vez que clubes ingleses se enfrentaram na final da maior competição europeia, e a oitava com times do mesmo país. E também, será o 42º time diferente está na decisão.

                 

O City irá disputar sua primeira final de Champions. Antes, sua melhor foi classificação foi na semifinal da temporada 2015/16, quando foi eliminado pelo Real Madrid.

Mas a temporada está sendo mágica. Dono de umas das melhores campanhas da fase de grupos, com 16 pontos (ao lado do Bayern). Os Citizens disputou com o Porto, Olympiacos e Olympique de Marselha na primeira fase. No mata-mata eliminou Borussia Mönchengladbach, Borussia Dortmund e o PSG, mais recente.

A campanha do Manchester City até a final foram: 12 jogos (11 vitórias e um empate), com 25 gols a favor e quatro contra.

O Chelsea está na sua terceira final da Liga dos Campeões. A primeira vez foi na temporada 2007/08, na qual acabou perdendo nos pênaltis para o seu rival, Manchester United. Na segunda vez, na temporada 2011/12, os Blues conquistaram o seu primeiro título contra o Bayern de Munique.

O time de Londres também se classificou em primeiro do seu grupo, com 14 pontos. Na primeira fase jogou contra Sevilla, Krasnodar e Rennes. Nas oitavas avançou diante do Atlético de Madrid, nas quartas contra o Porto, e agora na semifinal contra o Real Madrid.

A campanha do Chelsea até a final foram: 12 jogos (oito vitórias, três empates e uma derrota), com 22 gols pró e quatro contra.

Final da Champions League contra times do mesmo país:

  • 1999/00: Real Madrid 3 x 0 Valencia (Espanha)
  • 2002/03: Milan 0 x 0 Juventus (Itália)
  • 2007/08: Manchester United 1 x 1 Chelsea (Inglaterra)
  • 2012/13: Bayern de Munique 2 x 1 Borussia Dortmund (Alemanha)
  • 2013/14: Real Madrid 4 x 1 Atlético de Madrid (Espanha)
  • 2015/16: Real Madrid 1 x 1 Atlético de Madrid (Espanha)
  • 2018/19: Liverpool 2 x 0 Tottenham (Inglaterra)
  • 2020/21: Manchester City x Chelsea (Inglaterra)

A Inglaterra é o país que mais teve representantes na final do principal torneio da Europa. No modelo antigo e na Champions League atual, são nove até o momento: Arsenal, Aston Villa, Chelsea, Leeds United, Liverpool, Manchester City, Manchester United, Nottingham Forest e Tottenham.

Países com mais clubes diferente na final da Champions League:

  1. Inglaterra (9): Arsenal, Aston Villa, Chelsea, Leeds United, Liverpool, Manchester United, Nottingham Forest, Tottenham e Manchester City
  2. Itália (6): Milan, Juventus, Inter de Milão, Fiorentina, Roma e Sampdoria
  3. Alemanha (6): Bayern de Munique, Borussia Dortmund, Bayer Leverkusen, Borussia Monchengladbach, Eintracht Frankfurt e Hamburgo
  4. França (5): PSG, Olympique de Marselha, Saint-Étienne, Monaco e Reims
  5. Espanha (4): Real Madrid, Barcelona, Valencia e Atlético de Madrid

Os ingleses também são os maiores ganhadores do torneio, com cinco: Aston Villa, Chelsea, Liverpool, Manchester United e Nottingham Forest. Mas os espanhóis são os mais que disputaram a final, 29 vezes.

Em abril, Chelsea e City se enfrentaram recentemente pela Copa da Inglaterra, o City levou a melhor ganhando de 1 a 0. E no próximo fim de semana, as equipes se enfrentam novamente, com a vitória dos Citizens garante o título da Premier League.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterFacebook e Instagram.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo