Tática ENM

O Arsenal pode complicar a vida do Ceará pela Sul-Americana

Ataque do Ceará precisa se destacar para o Vozão vencer o Arsenal (Foto: Fausto Filho / Ceará)

O Ceará enfrenta o Arsenal de Sarandí nesta quarta feira (12) pela 4ª Rodada da Copa Sul-Americana na Arena Castelão, em Fortaleza. O confronto vale a liderança do C da competição. O Vozão é o líder com 5 pontos e o Arsenal está em terceiro, com 4.

O primeiro confronto, na Argentina, terminou em um empate sem gols. Para a partida de quarta, há a expectativa de mudanças nos dois lados, já que os time se conhecem por causa do jogo de ida. E neste caso, o time cearense precisa ter alguns cuidados.

O adversário é uma equipe que tem como uma característica a marcação forte e sob pressão para forçar erros. Se o time do Ceará não conseguir converter as chances criadas qualquer erro pode ser decisivo. E pra isso, o trio de ataque (Vina, Lima e Mendoza) precisa melhorar o aproveitamento em relação às oportunidades construídas.

A marcação pressão citada acima é feita por causa das duas linhas de 4. O time argentino marca por zona e quando o portador da bola adversário entre em uma destas zonas, há uma pressão individual. Neste caso, qual saída para o Vozão? Melhorar a saída de bola através da ligação direta, facilitando a quebra de linhas de marcação e se aproximando da meta adversária.

O Ceará, pela qualidade do elenco e também por jogar em casa, tem o favoritismo para o jogo. Contudo, a equipe precisa reagir após a perda da Copa do Nordeste para o Bahia. Além disso, o esquema 4-2-3-1 do técnico Guto Ferreira apresenta algumas características que já são bem conhecidas, o que favorece a defesa dos adversários.

No vídeo abaixo, produzido pelo nosso analista Gabriel Xavier, explicamos mais sobre as duas equipes, a dinâmica do jogo e por quais caminhos o Ceará pode construir a vitória para se manter líder no grupo da Sula e avançar na briga pela classificação para o mata-mata do torneio continental.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo