O favorito, o azarão e os jogadores para ficar de olho; confira o panorama da conferência leste no recomeço da temporada da NBA

Divulgação?Milwaukee Bucks

Com a volta dos jogos da temporada 2019/20 da NBA marcada para a próxima quinta-feira (30), o Esporte News Mundo traz um panorama geral da conferência leste para você se preparar para a temporada regular e os playoffs.

                 

CLASSIFICAÇÃO

1) Milwaukee Bucks* (53-12)

2) Toronto Raptors* (46-18)

3) Boston Celtics* (43-21)

4) Miami Heat* (41-24)

5) Indiana Pacers* (39-26)

6) Philadelphia 76ers* (39-26)

7) Brooklyn Nets (30-34)

8) Orlando Magic (30-35)

9) Washington Wizards (24-40)

*Já estão classificados para os playoffs

OS FAVORITOS

MILWAUKEE BUCKS (53-12)

Liderado por Giannis Antetokounmpo , o Milwaukee Bucks domina a conferência. A equipe perdeu apenas cinco vezes para as equipes do leste. O favoritismo dos Bucks se deve a mais uma temporada em alto nível do Greek Freak, o provável MVP. Mas também é fruto do banco de reservas de qualidade, composto por jogadores como Kyle Korver, George Hill e Donte Divicenzo.

Além disso, a franquia de Milwaukee conta com ótimos chutadores de três, como Khris Middelton e Wesley Mathews, que complementam o estilo agressivo de ataque ao garrafão de Antetokounmpo.

O maior desafio para os Bucks, no entanto, é o desempenho dos coprotagonistas. Como ficou nítido na final da conferência leste do ano passado, contra o Toronto Raptors, Antetokounmpo não é capaz de decidir sozinho. Boas performances de Eric Bledsoe e Khris Middleton serão fundamentais para o sucesso do time nos playoffs e para a conquista de um título que não vem desde 1971.

O atual MVP, Giannis Antetokounmpo é o principal jogador da liga e do Milwaukee Bucks.
Créditos: Facebook/Milwaukee Bucks

TORONTO RAPTORS (46-18)

Apesar da saída de Kawhi Leonard, a equipe canadense continua competitiva e tem tudo para se garantir na segunda posição da conferência. O time liderado por Kyle Lowry (19.7 pontos por jogo e 7.7 assistências por jogo) e Serge Ibaka (16 ppj e 8.3 rebotes por jogo) pode surpreender o favorito Milwaukee Bucks.

Os Raptors ainda possuem um sistema defensivo sólido, e o treinador Nick Nurse sabe como tirar o melhor dos seus jogadores. Atletas como Marc Gasol e Pascal Siakam podem fazer diferença, assim como ocorreu nas finais do ano passado contra o Golden State Warriors. Os Raptors têm elenco e pedigree de campeão. Não dá para descartá-los como um dos favoritos no lado leste.

Com a saída de Kawhi, Lowry passou a ser o foco do ataque dos Raptors.
Crédito: Facebook/Toronto Raptors

BOSTON CELTICS (43-21)

O terceiro favorito para levar o título da conferência é o Boston Celtics. Quando se trata de pós-temporada, é impossível negar a força da camisa alviverde. Porém o favoritismo dos Celtics vai além da mística do uniforme e do estádio. O elenco recheado de jovens talentosos e o comando de um dos melhores treinadores da liga, Brad Stevens, podem impulsionar a equipe a um possível confronto de semifinal de conferência contra o Milwaukke Bucks.

Apesar de ter sido lavado nos playoffs do ano passado pela equipe de Giannis (perdeu por 4 a 1 na série), os Celtics chegam mais entrosados e experientes na pós-temporada de 2020. O armador recém-chegado Kemba Walker (21.2 ppj) e o ala Jayson Tatum (23.6 ppj) elevaram o desempenho da equipe na temporada 2019/20. Ambos foram selecionados para o jogo das estrelas.

Três jogos atrás na classificação, a equipe dificilmente alcançará os Raptors e deve permanecer no terceiro lugar. No entanto, é bom ficar de olho no Boston Celtics.

A dupla, Kemba Walker (esquerda) e Jayson Tatum (direita) atuou no jogo das estrelas de 2020. Crédito: Facebook/Boston Celtics

O AZARÃO

MIAMI HEAT (41-24)

Correndo por fora, vem o Miami Heat. Poucos se lembram, mas assim como Raptors e Celtics, a equipe teve dois jogadores selecionados para o jogo das estrelas. É em Bam Adebayo (16.2 ppj, 10.5 rpj e 1.2 tocos por jogo) e Jimmy Butler (20.2 ppj, 6.6 rbj e 6.1 apg) que os torcedores do Heat depositam toda a sua confiança. Dois jogos e meio atrás dos Celtics, a equipe deve manter a quarta colocação e garantir mando de campo somente na primeira rodada.

Contudo, a defesa sufocante montada por Erik Spoelstra e jovens revelações, como Tyler Herro, Kendrick Nunn e Duncan Robinson, podem levar a equipe a uma pós-temporada mais longa do que a maioria dos especialistas prevê.

O Miami Heat de Jimmy Butler (esquerda) e Bam Adebayo (direita) está fora do radar, mas pode surpreender nos playoffs. Créditos: Facebook/Miami Heat

A BRIGA PELO OITAVO LUGAR

WASHINGTON WIZARDS (24-40) X ORLANDO MAGIC (30-35) x BROOKLYN NETS (30-34)

O Washington Wizards tem uma missão improvável pela frente. A equipe precisará de um fim de temporada perfeito para se classificar para os playoffs. No entanto, com apenas oito partidas a serem disputadas, é muito difícil imaginar que os Wizards consigam tirar a diferença de cinco jogos e meio para Orlando, em oitavo lugar, ou de seis jogos para o Brooklyn Nets, em sétimo lugar.

Além disso, as duas maiores estrelas da franquia não participarão da retomada. Bradley Beal, que teve uma temporada fantástica e tem média 30.5 pontos por jogo, ainda sofre com uma lesão no ombro direito. O camisa número 3 não deve se recuperar a tempo de jogar. Além de Beal, o armador John Wall também é desfalque. O camisa número 2 dos Wizards está fora desde dezembro de 2018, quando rompeu o tendão de aquiles.

Beal (esquerda) e Wall (direita) estão lesionados e desfalcam os Wizards na retomada.
Crédito: Facebook/Washington Wizards

JOGADORES PARA FICAR DE OLHO

Giannis Antetokounmpo

Alguns jogadores têm tudo para brilhar quando a bola subir nas quadras da Disney. Um deles é o atual MVP, Giannis Antetokounmpo. O grego é o líder do time de melhor campanha da liga e levará seu show de enterradas e jogadas acrobáticas para Orlando.

Na temporada 2019/20, o atleta tem média de 29.6 pontos (maior marca da carreira) e 13.7 rebotes por jogo, em 57 partidas disputadas. Giannis está cotado para fazer a dobradinha dos prêmios individuais. O grego deve ser escolhido novamente como MVP e também melhor defensor da liga.

Bam Adebayo

Outro destaque no retorno dos jogos é o ala-pivô Bam Adebayo. Draftado em 2017 pelo Miami Heat, o jogador evolui a cada temporada que passa. Em 2019/20, Bam foi selecionado para o jogo das estrelas pela primeira vez na carreira. Com muita energia, o jogador de 23 anos se destaca pelas jogadas atléticas e pela versatilidade de marcar adversários de diferentes posições.

Bam é peça fundamental no esquema defensivo do treinador Erik Spoelstra. O atleta se firmou como titular na temporada 2019/20 e tem média de 16.2 pontos, 10.5 rebotes e 1.2 tocos por jogo, em 65 partidas disputadas. Adebayo pode ser a chave para o Miami Heat superar as previsões e avançar até as rodadas finais da pós-temporada.

1 Comment

1 Comment

  1. Pingback: Confira o panorama da Conferência Oeste no recomeço da NBA

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo