Flamengo

O Fla tá on! Flamengo aproveita semana livre e inicia planejamento de 2021

(Foto: Divulgação)

POR HEITOR OLIMPIO E RAFAEL BORTOLOTI

Ainda falta um bocado de ano pela frente e a temporada de 2020 só termina em fevereiro, mas o Flamengo já planeja como será o seu 2021. Em pauta, estão renovações, contratações e vendas. E o primeiro ato veio nesta quarta-feira, quando o Fla renovou com o meia Diego Ribas por mais um ano

O próximo passo é renovar com o goleiro Diego Alves. O contrato do camisa 1 é válido até o próximo dia 31 de dezembro, com a Libertadores, Copa do Brasil e Brasileirão ainda em andamento, e ele já pode assinar pré-contrato com outra equipe. Aos 35 anos (faz 36 em junho), ele pede um salário aumento salarial e um novo vínculo até o final de 2023. O Fla até aceita aumentar os vencimentos, mas oferece menos e quer o goleiro até dezembro de 2022. Ambos negociam e há um otimismo em um desfecho feliz até porque o Rubro-Negro entende que o arqueiro dificilmente terá uma proposta melhor do que a do Fla.

 
Contratações

Por conta das perdas financeiras geradas pela pandemia da Covid-19, o Fla “fechou” o elenco até o final de 2020 em março, mas, as saídas de Rafinha, de Jorge Jesus, do volante Vinicius Souza, do zagueiro Dantas e do atacante Lucas Silva deram um alívio financeiro e, hoje, o Fla entende que terá o elenco fechado com a chegada de mais um lateral-direito, para ser reserva de Isla. A posição gerou dores de cabeça na torcida entre meados de 2015, quando Léo Moura deixou o clube, e meados de 2019, quando Rafinha chegou. 

O Fla já queria um reserva para o ex-camisa 13 desde janeiro, mas a pandemia freou as negociações. Agora, o Fla está motivado em contratar um reserva e não correr riscos de ter problemas novamente com a posição. Isso, claro, porque Isla é convocado regularmente para a seleção chilena e já tem 32 anos, ou seja, terá que ser preservado em alguns jogos. Hoje, o Flamengo conta com os jovens João Lucas (22 anos) e Matheuzinho (17), e confia neles, mas quer um reserva imediato mais experiente. A bola da vez é Guga. O lateral do Atlético-MG completa 22 anos no próximo sábado, mas tem uma carreira mais consistente: figurinha carimbada nas seleções brasileiras de base (com títulos e cotado para as Olimpíadas de 2020), ele foi um dos principais jogadores do Avaí em 2018, que subiu para a Série A. 

O Atlético-MG pede R$ 35 milhões para liberar o atleta, que já jogou quaro partidas no BR-2020 e, se fizer sete, pode até ir para o Fla, mas não poderá jogar o Brasileirão pelo Rubro-Negro. Por ter fechado com Isla, o Flamengo não se desespera para ter o lateral, carioca e flamenguista assumido. Reduzir valores ou parcelar os 35 milhões é uma possibilidade. Apesar disso, o técnico Jorge Sampaoli, do Atlético-MG, não quer reforçar o Fla ou só liberaria Guga em caso de troca com jogador do Rubro-Negro. 

Braz fala publicamente que gosta do lateral, mas já olha para Montiel, do River Plate, de 23 anos, que só poderia vir em outubro, quando a janela para atletas empregados (Isla estava sem clube) lá fora reabre. Com Guga, Montiel ou outro, o Fla não pretende contratar mais ninguém até o fim do ano. 


Pedro, Pedro Rocha e Thiago Maia

O atacante Pedro, de 23 anos, foi contratado no início do ano, por empréstimo até o fim desta temporada. Se o Flamengo não comprá-lo (valores ainda seriam discutidos), o jovem terá que voltar para a Fiorentina. Como a pandemia deu uma arrefecida nos cofres do clube, o Fla estuda prorrogar o empréstimo até meados do ano que vem. Ele tem 19 jogos e seis gols pelo Flamengo. A situação de Pedro é a mesma do atacante Pedro Rocha e do volante Thiago Maia, emprestados por Spartak Moscou (RUS) e Lille (FRA), respectivamente, até o fim de 2020.


Lincoln

Por falar em vendas, o Flamengo espera fechar a venda do atacante Lincoln, de 19 anos, até a próxima sexta-feira, para o grupo City, que detém muitos clubes pelo mundo. Os valores ainda são discutidos. 

1 Comment

1 Comments

  1. Pingback: Com Isla, Flamengo aumenta lista de jogadores selecionáveis que podem desfalcar o clube em Datas FIFA | Portal Viver Política

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo