Fluminense

O Fluminense é 11 vezes campeão da Taça Guanabara; confira o retrospecto dos títulos do clube na competição

FOTO: MAILSON SANTANA/FLUMINENSE FC

2 TÍTULOS POR DÉCADA

O Fluminense neste sábado (5), foi campeão da Taça Guanabara pela 11ª vez. A primeira fase do Campeonato Carioca é definida por pontos corridos, e o Flu, líder desde a sexta rodada, garantiu o primeiro título da temporada com 27 pontos e uma rodada de antecedência. O Tricolor é o terceiro clube do Rio de Janeiro com mais títulos. O campeonato é disputado desde 1965, e o clube das Laranjeiras levantou duas Taças Guanabara por década desde seu início, só não conseguiu esse feito nos anos 2000, mas recuperou a campanha nos anos 2010.

‘Essa taça coroa o bom início, mas é um ano longo’, diz Mário após conquista do Fluminense

ANOS 1960

O Tricolor Carioca ganhou a Taça Guanabara pela primeira vez na temporada de 1966. Na época, essa fase era disputada separadamente do Campeonato Carioca, e consistia em apenas 6 jogos, onde o Flu venceu 3 e também empatou 3, sem derrotas. Na final, o time derrotou o principal rival, Flamengo, por 3×1 e ganhou o campeonato. O Fluminense levantou a taça pela segunda vez em 1969, e em 10 jogos- teve 6 vitórias, 2 empates e duas derrotas. A final deste ano foi contra o América-RJ, e o Flu ganhou de apenas 1×0, com gol no fim do segundo tempo. 

ANOS 1970

Já no início dos anos 70, o Fluminense ganhou o terceiro título da Taça Guanabara em 1971. Em boa campanha com 3 vitórias, 1 empate e uma derrota, o Flu repetiu o placar do primeiro título e bateu o Fla por 3×1 na final, desta vez, com um hattrick de Mickey. Em 1975, a Taça Guanabara já fazia parte do Campeonato Carioca, e o Tricolor das Laranjeiras, como em 1969, venceu o América-RJ por 1×0, na última rodada do torneio. O gol foi de Rivellino, um dos principais jogadores da histórica Máquina Tricolor.

ANOS 1980

Um ano antes de vencer o Campeonato Brasileiro de 1984, o Time de Guerreiros começou  a temporada levantando a Taça Guanabara de 1983. O clube venceu o América-RJ, dessa vez por 2×0, com dois gols do ídolo Assis. O sexto título veio em 1985, e novamente, o Tricolor Carioca bateu o América-RJ na última rodada, pela terceira vez por 1×0. O Flu venceu de forma invicta, após 8 vitórias e 3 empates. 

ANOS 1990

Acostumado a ganhar a Taça Guanabara em cima do América-RJ, em 1991 bastou um empate de 0x0 para o Tricolor garantir o título. Já em 1993, último título disputado na sede do clube, Laranjeiras, o Fluminense bateu o Volta Redonda por 1×0 e levou mais um caneco para sala de troféus, o oitavo da competição.

ANOS 2010

Depois do difícil início dos anos 2000 para o Flu, o clube começou a se reerguer no início dos anos 2010. Após 19 anos, o Fluminense conseguiu levantar novamente a Taça Guanabara, em 2012. A temporada de 2012 foi uma das mais vitoriosas do Tricolor Carioca, que ganhou do Vasco por 3×1 para conseguir o título da primeira fase do Cariocão. O clube voltou a repetir o feito de vencer 2 vezes a Taça Guanabara por década, e ganhou novamente em 2017- nesta temporada, o técnico do Flu era Abel Braga. De forma inédita para o time das Laranjeiras, o título foi disputado nos pênaltis contra o Flamengo. No tempo normal, o placar foi de 3×3.

ANOS 2020

O Tricolor estreou erguer a taça nos anos 2020 neste sábado, 5 de março de 2022, e garantiu seu 11º título da Taça Guanabara, novamente com Abel Braga no comando, e conseguiu, de forma inédita, vencer o título com uma rodada de antecedência. O jogo da vitória foi contra o Resende, e o Flu goleou o time por 4 gols. O jogo também foi a primeira vez que o Time de Guerreiros levantou a taça fora da cidade do Rio de Janeiro. O jogo foi no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda. 

Fluminense goleia o Resende e conquista o título da Taça Guanabara antecipadamente

Agora

O Fluminense já está nas semifinais do Cariocão, e vai lutar para quebrar o jejum de 10 anos da última vez que ganhou o estadual. Além disso, o Flu recebe o Club Olímpia na quarta-feira, 09/03, às 21h30, pela pré-Libertadores, principal competição disputada pelo clube.

Siga o Esporte News Mundo no InstagramTwitterFacebook e Youtube.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo