Futebol Internacional

O início da lenda: Relembre como foi o primeiro jogo oficial de Messi no Barcelona

FOTO: IMAGO IMAGES

A trajetória de Messi no Barcelona chegou ao fim nesta quinta-feira (05), com a confirmação oficial de que o contrato do argentino não foi renovado. Assim, um dos maiores craques da história do clube catalão deu fim a uma passagem vitoriosa, que contou com 672 gols, 288 assistências e seis bolas de ouro, além de conquistas coletivas como dez títulos da LaLiga, quatro edições da Liga dos Campeões, três Mundiais de Clubes, entre outros.

A parceria de sucesso entre Barcelona e Messi teve início ainda no começo do século XXI, quando ele deixou as categorias de base do Newell´s Old Boys, da Argentina, para integrar a conhecida fábrica de talentos do clube catalão na temporada 2000/01. Até então o franzino argentino nascido na cidade de Rosário e diagnosticado na infância com uma deficiência do hormônio do crescimento, não sabia que ali começaria uma das mais vitoriosas e duradouras histórias entre clube e jogador de todos os tempos.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

Messi ainda esperou alguns anos para poder finalmente ganhar a sua primeira chance em um jogo oficial, apesar de ter estreado em 2003 durante um amistoso, lançado pelo treinador holandês Frank Rijkaard. O primeiro jogo oficial, no entanto, foi disputado no dia 16 de outubro de 2004, quando tinha apenas 17 anos, três meses e 22 dias. Naquela ocasião, Messi se tornava o segundo jogador mais jovem a ganhar uma chance no time principal do Barcelona, apenas atrás de Vicente Martínez, que tinha 16 anos, nove meses e sete dias, quando estreou em 1941. Atualmente Ansu Fati, Bojan e Marc Muniesa também estão a frente do recorde do argentino.

A estreia de Messi

Era uma noite de sábado em meados de outubro de 2004, quando Messi começou a escrever sua vitoriosa história. Os primeiros passos de um dos maiores gênios da história do futebol foi dado no Estádio Olímpico de Barcelona, aonde o Espanyol, rival local do Barça, costumava mandar os seus jogos. Messi entrou faltando apenas oito minutos para o final da partida e se apresentou pela primeira vez diante dos olhos de 30 mil pessoas.

Dentre os principais craques daquele elenco do Barcelona, que viria a conquistar o título da LaLiga, estavam Deco, Ronaldinho Gaúcho, Samuel Eto’o, Henrik Larsson, além dos lendários Xavi e Puyol. Ainda um desconhecido do grande público, mas já com um talento que chamava a atenção, Messi, usando o número 30, foi a campo na vaga de Deco e pouco tocou na bola durante o período em que conseguiu jogar.

Em um clássico bastante acirrado, o Barcelona vencia por 1 a 0, com gol do próprio Deco, quando Messi foi escolhido por Frank Rijkaard para entrar. A alteração teve muito mais o objetivo de frear uma possível reação do Espanyol do que propriamente buscar uma alternativa técnica ou tática no jogo. Curiosamente, além de Messi, outro jogador que saiu do banco naquela partida foi Andrés Iniesta, também lendário na história do clube e que tinha apenas 20 anos na ocasião.

No final das contas, o Barcelona conseguiu a vitória por 1 a 0 pela sétima rodada da LaLiga 2004/05 e garantiu, na noite da estreia oficial de Messi, uma de suas 25 vitórias naquele campeonato. O clube terminaria a competição com 84 pontos, se sagrando pela 17ª vez campeão espanhol, a primeira conquista de Messi no clube.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo