Futebol Internacional

AC Milan volta ao mercado e fica próximo de venda do clube

Neste sábado (16), o Milan esteve nos holofotes do mundo da bola com a notícia de que estaria sendo adquirido pela Investcorp do Bahrein, um fundo de investimentos que também tem participação em marcas como Gucci e Riva, além de ser patrocinador de GPs de fórmula 1.

Para a ‘Reuters’ uma fonte anônima afirmou que a venda está por detalhes de ser sacramentada, e o valor gira em torno de 1,1 bilhão de euros (5,8 bilhões de reais na cotação atual), cerca de 260 milhões de euros a mais do que foi pago pelo grupo de investidores chineses liderados pelo controverso Li Yonghong em 2017, e que perdeu o clube para a Elliot Management, após não pagar parte do empréstimo de 300 milhões de euros.

O empenho pela venda tem uma justificativa: o alto custo do novo estádio rossoneri, em vista da negativa da cidade em demolir o icônico San Siro, Inter e Milan ameaçam constantemente começar do zero, em outro lugar. O impasse, no entanto, está longe de ser resolvido, e como o Milan já gastou algumas dezenas de milhões de euros em projetos para um novo estádio, a venda do clube não está descartada.

Ainda assim, na visão da Elliot, o clube tem uma ótima imagem a ser vendida. Recentemente, o Milan iniciou um processo de reestruturação do seu marketing e encerrou a reorganização de suas finanças, zerando qualquer dívida que tivesse anteriormente, o elenco jovem, a torcida apaixonada e uma marca reconhecida mundialmente alimentam a possibilidade da venda.

“É normal que no futuro o Milan seja vendido” responde Maldini

Maldini and Seedorf
Seedorf e Maldini observando o treino do Milan/ foto do clube

O Milan segue se esquivando das perguntas sobre sua venda nessa temporada, internamente ainda há indecisão por parte do atual comando do clube, mas nesta sexta-feira, Paolo Maldini, diretor técnico do Milan foi perguntado sobre a negociação envolvendo a Investcorp.

“Pode acontecer, mas não sei quando” afirmou o lendário zagueiro. A venda já é tratada como certa por alguns veículos de imprensa do mundo árabe, mas para o italiano não há nada certo, “Sei pouco (sobre a venda), mas é normal que no futuro o Milan também seja vendido. Só não sei quando será o momento” respondeu.

Quem é a Investcorp?

O grupo Investcorp foi criado em 1982, no Bahrein, e possui escritórios em várias cidades como Nova York, Londres, Bahrein, Abu Dhabi, Riade, Doha, Mumbai e Cingapura. Ela possui uma carteira de investimentos avaliada no valor de 40 bilhões de dólares (188 bilhões de reais) em ativos.

Atua em inúmeros setores, mas principalmente o equity, imobiliário, infraestrutura, crédito e o capital estratégico. É presidida por Mohammed Mahdoodh Al Ardhi, um empresário influente do Omã e ex-piloto de caça da Royal Air Force (Força Aérea Real).

Na Itália, o grupo que tem investimentos em conglomerados de moda como a Gucci e a Riva, além de ter adquirido o prédio que abriga o Fundo Internacional para o Desenvolvimento da Agricultura (FIDA) por 128 milhões de euros.

O investimento no futebol seria algo pioneiro para a Investcorp, mas nenhuma aventura, nos últimos 5 anos vários clubes italianos foram adquiridos por investidores estrangeiros, e se a compra for sacramentada, o Milan será o primeiro time da Itália a ser vendido para um fundo árabe.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo