Cruzeiro

O que a derrota na estreia do Brasileiro representa para o Cruzeiro? Confira o histórico celeste

O que a derrota na estreia do Brasileiro representa para o Cruzeiro? Confira o histórico celeste

A derrota para o Confiança-SE na estreia da Série B 2021 deixou um gosto amargo na boca dos cruzeirenses. Iniciar o Campeonato Brasileiro com o pé esquerdo não é nada animador, certo? Ainda mais na atual fase do time, que busca voltar à elite nacional. Mas, historicamente, isso tem algum significado para o Cruzeiro? Confira o retrospecto de campanhas do clube após derrotas na estreia do Brasileirão:

O impacto de uma vitória na estreia

Desde que o Brasileirão se tornou pontos corridos, em 2003, o Cruzeiro venceu na primeira rodada em oito oportunidades: 2004, 2008, 2009, 2010, 2013, 2014, 2017 e 2020. Em seis dessas edições o clube ficou dentro da zona de classificação para a Libertadores, além de ter sido campeão nacional em 2013 e 2014. As únicas campanhas aquém de um alto desempenho ocorreram em 2004, quando o clube terminou a competição em 13º lugar, mais de 20 pontos atrás do Palmeiras, primeiro time na zona de classificação à Liberta; e em 2020, na Série B, quando o Cruzeiro foi o 11º colocado e esgotou suas chances de retorno à primeira divisão ainda na 35ª rodada.

E os tropeços? Influenciam?

Quando o Cruzeiro estreia com derrota, o seu retrospecto no campeonato não é nada positivo. O clube nunca ficou entre os quatro primeiros colocados quando tropeçou na estreia do Brasileirão. Dentre as sete vezes em que começou com derrota, sua melhor campanha foi em 2012, quando terminou o torneio com 55 pontos e na oitava colocação. Em 2018 a equipe repetiu a colocação mas pontuou menos, terminando a temporada com 53 pontos. No restante das campanhas o clube ficou sempre da décima posição para trás. Destaque para os campeonatos de 2011, quando a Raposa escapou do rebaixamento apenas na 38ª rodada, e 2019, quando o clube foi rebaixado pela primeira vez para a segunda divisão.

Por fim, nas quatro vezes em que começou o torneio com empate, os resultados foram de médios para positivos. No primeiro Campeonato Brasileiro em pontos corridos, quando foi campeão com uma histórica campanha de 100 pontos e mais de 70% de aproveitamento, o Cruzeiro estreou com um tropeço contra o São Caetano. Em 2007, outra boa temporada: quinto lugar geral, 60 pontos e a classificação para a Pré-Libertadores. Já em 2005 e 2012, porém, as campanhas não foram tão positivas e o clube terminou o Brasileiro na oitava e na nona posição, respectivamente.

Dado o levantamento, é possível ver que, até aqui, num geral, as campanhas do Cruzeiro no Brasileiro em pontos corridos refletiram bastante o que foi apresentado em suas estreias. Portanto, caso termine a B deste ano dentro do G4, o clube não apenas conseguirá o acesso como estará quebrando um tabu que já dura 18 anos.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo