Vasco

O que aproveitar do 2021 do Vasco?

Foto: Rafael Ribeiro/Vasco

Com uma reformulação rolando no futebol do Vasco, já tivemos o anúncio de várias saídas do clube e ainda devemos ter mais até o fim do ano. Jogadores como Walber, Ernando e Cano já se despediram, assim como os membros do Departamento de Futebol, Fernando Diniz e Alexandre Pássaro anteriormente. No entanto, é impossível reformular por completo todo o elenco em apenas uma temporada. Visando isso, nós, do Esporte News Mundo, separamos uma lista do que dá para se aproveitar para 2022.

+Vasco anuncia Carlos Brazil como novo Gerente Executivo de Futebol

Começando por um dos nomes que chegou por último: Nenê. O meia de 40 anos, apesar da idade, foi um dos que se salvou na temporada deprimente do Vasco. Sua chegada foi muito positiva e causou impacto imediato no coletivo. Naquela altura, o Cruzmaltino ficou cinco jogos sem perder – sua melhor sequência na Série B – e alimentou seu sonho pelo acesso. Porém, logo depois, a queda de rendimento veio e a equipe ainda perdeu o camisa 77 para o jogo contra o CSA, onde foi derrotado de virada e iniciou ali sua pior fase na competição.

Em todo o recorte foram 14 jogos para o meio-campista nessa reta final, marcando quatro gols e três assistências. Ou seja, participava diretamente de um gol a cada dois jogos. Uma ótima média somando-se as boas atuações que não entram para as estatísticas. Com certeza é um nome para se manter em 2022, visto que o próprio despertou o desejo de ficar até conseguir o acesso novamente com o time.

+Sem Cano, Nenê pode ser liderança técnica do Vasco em 2022

Dentre os diversos garotos da base testados ao longo da temporada, Riquelme foi, sem dúvidas, o que mais se destacou. Ocupando o lugar de Zeca na lateral esquerda, o jovem de apenas 19 anos elevou demais o nível daquele lado do campo. Por ser um jogador de uma linha defensiva, seu números não chamam atenção – apenas uma assistência e nenhum gol -, mas suas atuações justificam que seu nome seja um dos mais queridos no atual elenco. Um jogo marcante que evidencia o sentimento da torcida por ele é a partida contra o Remo, na qual a arquibancada presente, que estava totalmente em prol de protestos, ainda assim, aplaudiu o jogador quando foi substituído.

Riquelme ainda tem muitos pontos a evoluir, mas demonstrou ser uma ótima arma para atacar pelo corredor, receber em profundidade, alçar bons cruzamentos para a área e é de longe a melhor opção no elenco para a posição.

Siga o perfil do Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

Ao falarmos dos jovens da base, é sempre necessário ser cuidadoso pois, por mais que o momento não seja bom, são jogadores novos que oscilam naturalmente e podem ter um teto de evolução ainda desconhecido. Nesse sentido, manter peças como Gabriel Pec, Galarza, Caio Lopes e Bruno Gomes pode ser uma opção viável. Todos os nomes citados já viveram bons momentos no profissional e, com um coletivo possivelmente melhor ano que vem e com um clima mais leve, pode ser que voltem a apresentar um bom nível. Além disso, caso não entreguem o esperado dentro de campo, podem render, ao menos, financeiramente para o clube no futuro.

E, por fim, Germán Cano naturalmente seria outro nome para se aproveitar no ano que vem, mas desajustes financeiros somados ao clima desagradável o fizeram romper o vínculo. Com isso, a manutenção de Daniel Amorim passa a ser ainda mais importante. O centroavante reserva fez bons jogos vindos do banco na temporada e, em algumas vezes, jogando melhor que o próprio camisa 14. Também por isso, era pedido por parte dos torcedores que virasse titular. Porém, com o fim de empréstimo junto à Tombense, teremos que aguardar os próximos capítulos para saber o real destino do jogador. É possível também que o Vasco não faça esforços para manter o jogador, já que Tiago Reis, seu outro centroavante, está voltando de empréstimo junto ao Confiança e pode ser uma opção para a posição.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo