São Paulo

O que esperar do São Paulo em 2022? Confira algumas das expectativas para a próxima temporada

São Paulo
Rubens Chiri / saopaulofc.net

Após o fim de mais uma temporada cheia de altos e baixos e de diversas mudanças, o São Paulo se prepara para a próxima temporada em meio a muitas incertezas. O time passa por uma reformulação no elenco, em que diversos jogadores já se despediram da Barra Funda enquanto outros chegam. Os movimentos da diretoria e da comissão técnica, porém, permite ao torcedor criar algumas expectativas para o ano que vem. Confira algumas projeções para a temporada do Tricolor.

MAIS MUDANÇAS NO ELENCO

O São Paulo já oficializou três contratações para a próxima temporada, sendo elas o goleiro Jandrei e os ex-gremistas Rafinha e Alisson. Enquanto isso, vários jogadores também foram embora, como Benítez, Orejuela e Bruno Alves, e outros também podem sair até o início dos jogos.

O Tricolor ainda corre atrás de outros reforços pontuais para maximizar o elenco. O time busca por mais um centroavante, negociando com Wesley Moraes, e por um ponta de velocidade, tentando viabilizar a contratação ou de Douglas Costa, do Grêmio, ou de Soteldo, do Toronto FC. Outros nomes de outras posições também estariam na mesa.

Ainda há a expectativa da adição de mais jogadores da base ao time profissional. O atacante Juan, de 19 anos, já ganhou oportunidades na temporada passada e continuará com o time principal. Com a Copa São Paulo de Futebol Júnior se aproximando, os jogadores de Cotia tem grande visibilidade para impressionar o técnico Rogério Ceni e ganhar chances no profissional.

ATAQUE CONSISTENTE?

Nessa temporada, o São Paulo teve dificuldades no setor ofensivo. O alto número de lesões aumentou a rotação de jogadores, contribuindo para fazer o ataque não render. Para viés de comparação, Calleri, com cinco gols, foi a pior artilharia do São Paulo no Brasileirão desde 1992.

Apesar do alto número de problemas na temporada, o ataque do São Paulo também demonstrou potencial para ser consistente no ano que vem. Isso porque Calleri chegou apenas no segundo turno do campeonato e mesmo assim conquistou a artilharia do time. O problema que não era resolvido com Pablo ou Éder parece finalmente ter chego a uma solução, e caso a contratação de Wesley se concretize, o Tricolor chega a 2022 com boas opções de centroavante.

Além disso, Rigoni e Luciano foram outros jogadores que renderam muito bem com a camisa do clube. As constantes lesões impediram que o trio forte do ataque Tricolor jogasse muitas partidas na temporada, e isso contribuiu para os problemas no setor. Com a expectativa de uma temporada saudável dos três, o ataque deve ser o menor problema do time para 2022.

O maior ajuste que deve ser atendido é a adição de um jogador de velocidade. Por diversas vezes, Rogério Ceni já demonstrou insatisfação com a falta de jogadores rápidos no elenco. O São Paulo já contratou Alisson e monitera diversas opções no mercado. Caso alguma delas se concretize, o elenco Tricolor ganha profundidade e poderá atender ao esquema de Ceni, que pede por pontas mais rápidos.

+ Para saber tudo sobre o São Paulo, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram.

COMPETIÇÃO NO GOL

Talvez o setor de maior dúvida desde a aposentadoria de Rogério Ceni ainda em 2015, o São Paulo passou mais um ano com muitos problemas no gol em 2021. Tiago Volpi mesclou entre boas atuações e partidas contestáveis, o que abriu margem para a torcida pedir mudanças no setor.

A partir disso, o Tricolor anunciou o goleiro Jandrei, de 28 anos, que na última temporada, passou a maior parte do tempo na reserva de João Paulo. O arqueiro provavelmente não chega para ser titular, mas deve ser uma sombra mais ameaçadora que Lucas Perri, goleiro de 24 anos que vem de Cotia e não ganhou muitas oportunidades e foi emprestado, disputará a Série B pelo Náutico no ano que vem.

MUDANÇAS NO TIME TITULAR

A reformulação no elenco até aqui não afetou drasticamente aos 11 titulares de Rogério Ceni, mas já surtem efeito em alguns setores.

Depois de uma temporada muito contestada na lateral direita, Rafinha chega para ser titular absoluto, e caso tenha sucesso, deve resolver o problema na posição.

A saída do meia Benítez, somada as dos outros estrangeiros Orejuela, Rojas e Galeano, deve ampliar as chances do uruguaio Gabriel, que chegou junto de Calleri, mas sofreu para ser até relacionado por conta do limite de estrangeiros imposto pela CBF.

No ataque, o trio Rigoni, Calleri e Luciano são todos de grande confiança para Rogério Ceni, mas caso a chegada de mais um ponta de velocidade realmente se concretize, o treinador pode acabar levando um dos atacantes à reserva.

QUAIS SÃO AS METAS DO CLUBE?

Apesar da temporada ruim, as metas são paulinas para 2022 são ousadas. O clube almeja as finais do Campeonato Paulista e da Copa Sul-Americana, chegar às quartas de final da Copa do Brasil e alcançar o sexto lugar no Brasileirão.

Na temporada que se passou, o São Paulo conquistou o Paulistão e chegou até as quartas da Copa do Brasil e também da Libertadores, enquanto no Brasileirão, passou longe do sexto lugar, lutando contra o rebaixamento até a penúltima rodada.

Dependendo do foco do clube, a maioria das metas são até alcançáveis, mas considerando a pouca profundidade do elenco, é bem provável que o Tricolor não consiga cumprir todas ao mesmo tempo. Nessa temporada, por exemplo, o título do Campeonato Paulista custou muito fisicamente ao time que não conseguiu manter o ritmo nas demais competições, o que ocasionou no declínio físico e de rendimento.

Até agora, a lista de dispensa é maior que a de chegadas. O São Paulo deve ser mais cuidadoso nessa temporada e dosar melhor a quantidade de jogos de seus atletas. O Tricolor jogará diversas competições e precisará usar todo o seu elenco. A disputa da Copa Sul-Americana é complicada desde a fase de grupos, já que apenas um time passa ao final. A Copa do Brasil fala por si só considerando a premiação para quem passa de fase, e não deve ser tarefa fácil. Somando todas essas competições com as possíveis 16 partidas do Paulistão e as 38 do Campeonato Brasileiro, é improvável que o São Paulo consiga alcançar todas as metas traçadas.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo