Futebol Internacional

O ‘Super Barcelona’ criado para 2022/23 sob os olhares da LaLiga

Photo by PAU BARRENA/AFP via Getty Images
Photo by PAU BARRENA/AFP via Getty Images

Barcelona fugiu do seu modelo tradicional de montar elencos recheados de jogadores da própria base, a decisão tomada pelo presidente Joaquim Laporta foi de realizar grandes contratações para a temporada de 2022/23, visando retomar a frente do Campeonato Espanhol e uma melhor participação na Liga dos Campeões.

Entretanto, a situação delicada das finanças do clube acendeu o alerta na LaLiga sobre as condições financeiras que o clube Catalão tem para honrar seus compromissos com os atletas e os clubes credores.

A estratégia do Barcelona para a temporada é pelo menos garantir algum título afim de fazer valer a entrada de mais dinheiro no clube, os milionários contratos de patrocínio e a transferência de jogadores não tem garantido que o clube consiga fechar o orçamento no azul.

Embora tenha os olhos da LaLiga sob a sua administração, Laporta aproveitou a apresentação de Lewandowski para a torcida para comemorar boas notícias ao Barcelona. O presidente afirmou que o clube tem total condição de cumprir com as suas obrigações nas inscrições dos atletas para o Campeonato Espanhol.

O dirigente esportivo revelou que o clube conseguiu levantar em apenas 2 meses mais de 800 milhões de euros (4,2 bilhões de reais) referentes às vendas das partes do Barça Studios e também dos seus direitos televisivos, em que grande parte foi adiantado pelos detentores da liga espanhola.

“Trabalhamos para inscrevê-los todos. Trabalhamos muito e bem, para cumprir os requisitos. E se for necessário fazer mais alguma operação, faremos. Estamos aguardando. É uma decisão que a Liga devemos fazer. Cumprimos com o que exige. Estamos confiantes de que conseguiremos registrá-los”, afirmou Laporta.

O presidente do Barcelona ainda afirmou que o objetivo é montar uma forte equipe para a disputa da temporada e alcançar o rival Real Madrid, “Estamos a fazer uma grande equipa, resistimos bem à pressão. Este é um dia histórico. E continuaremos a trabalhar”, completou.

Presidente do Barcelona afirmou o que o clube está se recuperando do baque financeiro que sofreu durante a pandemia, no decorrer da última temporada criou-se a incerteza que o clube Catalão teria condições de inscrever os atletas para a liga, caso isso ocorresse o clube não poderia registrar seus novos reforços inclusive o polonês Lewandowski.

“Temos um balanço saudável e a demonstração de resultados também. Fizemos um grande esforço. reativamos as operações de ativos. Temos a opção de recuperar esses ativos. Estamos invertendo essa situação. Saímos do hospital e estamos ficando mais saudáveis. Estou muito satisfeito”, afirmou

Grande contratações significam Grandes desafios

Photo by Ira L. Black/Getty Images

É importante ressaltar que o Barcelona conseguiu fazer uma boa janela de transferências, mesmo sob os olhares de desconfiança da LaLiga, o clube mostrou que preparou um bom elenco para a disputa da temporada de 2022/23 mas o time em formação não agrada tendo em vista que apresenta os mesmos problemas da temporada passada e retrasada.

O Barcelona se reforçou no setor defensivo com Christensen, zagueiro que veio sem custos do Chelsea da Inglaterra, e também de Jules Koundé defensor vindo do Sevilha e que era um grande desejo de Xavi, tendo inclusive interferido na negociação ao convencer o zagueiro a aceitar a proposta Catalã.

O Barcelona ainda conseguiu trazer que Kessié do Milan também a custo zero, e negociou após semanas a contratação do ponta brasileiro Raphinha, em uma transação que chega a 65 milhões (R$ 343 milhões) de euros e impôs uma multa de 10 milhões caso o clube atrase as parcelas de pagamento ao Leeds, antigo clube do jogador.

Mas a principal contratação sem dúvidas é a do polonês Lewandowski, o craque do Bayer de Munique foi negociado após uma intensa novela que se arrastou por semanas com a acusação de calote e um suposto assédio irregular do clube Catalão ao jogador.

A missão do treinador Xavi será de fazer com que o elenco estrelado e agora mais reforçado jogue como um time, algo que não vimos desde a saída de Messi, que se completa um ano desde que o craque argentino rumou ao Paris Saint-Germain após uma conturbada relação com a diretoria.

Pré-temporada do Barcelona rende esperança a Catalunha

Photo by LLUIS GENE/AFP via Getty Images

A pré-temporada do Barcelona nos Estados Unidos começou de uma maneira muito incomum para os clubes de futebol, a começar pelo país ter barrado a entrada do treinador Xavi mesmo com o visto de trabalho, a situação aconteceu devido ao fato do treinador espanhol ter passado pelo Irã em 5 oportunidades.

Com o eminente desafio de se formar uma equipe , Xavi precisará desenhar um esquema tático que comporte e potencialize a função de Lewandowski, necessariamente o treinador utilizará Dembelé para auxiliar na postura da equipe procurando um futebol ofensivo.

A pré-temporada revelou que Rafinha pode ser também uma contratação muito importante, o jogador que ganhou destaque na seleção Brasileira treinada por Tite, muito provavelmente terá vaga cativa no time titular.

O grande desafio dessa pré-temporada e que se repetirá na temporada convencional e nas principais competições do ano, será fazer com que Lewandowski renda o que rendeu no Bayern de Munique, o que difere o clube bávaro do Barcelona, é que os catalões precisarão se reconstruir depois de uma temporada desastrosa isso é nenhum título.

Essas e outras notícias sobre o futebol europeu você acompanha pelo Esporte News Mundo.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo