Esportes olímpicos

Rússia prepara candidatura para as Olimpíadas de 2036

Rússia prepara candidatura para as Olimpíadas de 2036
IOC/Matthew Jordan Smit

A Rússia está de olho na possibilidade de organizar os Jogos Olímpicos de 2036. Neste sábado, o ministro das Relações Exteriores do país, Sergey Lavrov, anunciou que as cidades de São Petersburgo e Kazan são as principais candidatas para receber o evento esportivo.

O chanceler se reuniu no sábado (14) com campeões olímpicos e medalhistas, do Comitê Olímpico Russo (ROC) Tóquio 2020 em Rostov, onde se discutiu a possibilidade de uma licitação para os Jogos de 2036.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook. E se inscreva no nosso YouTube!

– As licitações estão sendo preparadas para as Olimpíadas. São Petersburgo, com certeza, e acredito em Kazan são nossas candidatas – , disse Lavrov, a agência de notícias estatal TASS .

O primeiro ministro das Relações Exteriores da Rússia também aconselhou autoridades da região de Rostov a não desistirem da candidatura se quisessem sediar as Olimpíadas em sua região.

Em 2019, devido a escândalos de doping, a Rússia foi banida de competições esportivas até 2022. A punição imposta pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) prevê a proibição da bandeira e do hino nacional russos nas disputas. Porém, as cores da bandeira (branco, azul e vermelho) podem aparecer – como nos uniformes dos atletas.

Nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, o país competiu com o nome de Comitê Olímpico Russo (ROC) como alternativa para que os atletas do país que não estavam envolvidos no escândalo de doping pudessem participar de competições internacionais.

+Rayssa Leal ‘a fadinha do skate’ conquista prêmio de melhor representante do Espírito Olímpico das Olimpíadas de Tóquio

Apesar de estar há 15 anos da realização dos jogos de 2026, várias cidades e Comitês Olímpicos Nacionais já manifestaram o desejo de sediar as Olimpíadas de 2036, além da Rússia.

Em julho, o presidente do Comitê Olímpico da Indonésia, Raja Sapta Oktohari, anunciou que país pretende entrar na disputa para sediar os Jogos. Além disso, Istambul, na Turquia, também planeja concorrer às Olimpíadas de 2036, enquanto Ahmedabad, na Índia, também está interessada.

A capital da Rússia, Moscou, sediou os Jogos Olímpicos de Verão em 1980, quando fazia parte da União Soviética, já Sochi sediou os Jogos de Inverno em 2014.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo