Mais Esportes

Olimpíadas de Inverno: estrela chinesa de 18 anos leva o 2º ouro no esqui

Foto: Divulgação/Jogos Olímpicos

Com muitas disputas por um lugar no pódio, a madrugada de quinta-feira (17) pra sexta (18) esquentou o coração de quem acompanha as Olimpíadas de Inverno. Sensação dos Jogos de Pequim 2022, a chinesa Ailing Gu bateu mais um recorde e conquistou o ouro no halfpipe feminino, modalidade do esqui estilo livre. Os donos da casa estão em quarto lugar no quadro de medalhas, atrás dos Estados Unidos, em terceiro, da Alemanha, em segundo, e da Noruega, que lidera com folga. Os esportes de neve também contaram com as finais do esqui cross individual masculino e as últimas provas do biatlo, que combina o esqui com o tiro ao alvo. Veja o que houve de melhor no décimo quarto dia dos Jogos!

+ Confira os representantes do Brasil Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim 2022

+ Brasileiro de 19 anos completa prova de 15km do esqui cross-country

SENSAÇÃO CHINESA

Modelo, universitária e estrela em Pequim. Essa é Ailing Gu, a campeã olímpica de inverno mais nova da história da China e a primeira chinesa a conquistar três medalhas nos esportes de neve em uma edição dos Jogos. Depois de se classificar na liderança em todas as seletivas, a atleta de 18 anos ganhou o ouro na prova de halfpipe feminino e subiu pela segunda vez no lugar mais alto do pódio.

Estreante nos Jogos de Inverno, ela faturou o ouro na modalidade big air e a prata na slopestyle, se tornando também a única esquiadora freestyle a levar pra casa três medalhas em uma mesma Olimpíada. Geralmente, os atletas se especializam em uma ou duas modalidades, fato que engrandece ainda mais o feito da jovem esportista.

Ailing (ou Eileen, nome de batismo) é filha de um americano com uma chinesa e nasceu em San Francisco, na Califórnia, onde faz faculdade. Apesar de já ter competido pelos Estados Unidos em uma Copa do Mundo, ela decidiu representar os anfitriões dos Jogos de Pequim. E com o uniforme vermelho, Gu virou uma das grandes sensações das Olimpíadas de Inverno de 2022. Além do desempenho fenomenal dentro das pistas, ela também chamou atenção quando comeu um lanche típico da cultura local, enquanto esperava o resultado da pré-eliminatória de slopestyle. Com suas reações espontâneas, o sorriso no rosto e muita simpatia, Ailing conquistou o coração do público.

– Foram duas semanas seguidas dos altos e baixos mais intensos pelos quais já passei. Mudou minha vida pra sempre. O segundo que eu acertei aquele 1600 no big air eu sabia que a minha vida nunca mais seria a mesma. 

SUÍÇA DOMINA O ESQUI CROSS

No esqui cross (modalidade do esqui estilo livre que consiste em uma corrida de tiro curto, com rampas e curvas), a Suíça mostrou toda sua superioridade e dominou a prova individual masculina. Após a classificação em primeiro lugar nas semifinais, Ryan Regez e Alex Fiva sobraram na grande final e, com folga, garantiram o ouro e a prata para o país, que já conquistou quatro medalhas no esqui estilo livre, além de nove no esqui alpino. Sergey Ridzik, do Comitê Olímpico Russo, completou o pódio depois de surpreender nas semifinais ao sair da última colocação e conseguir a vaga na decisão.

FICARAM NO QUASE!

A madrugada das Olimpíadas de Inverno também contou com as provas individuais masculina e feminina de 12,5km da modalidade de largada em massa do biatlo, que combina o esqui e o tiro ao alvo. Entre as mulheres, a norueguesa Roeiseland chegou perto de se tornar a primeira atleta a conquistar três medalhas de ouro em uma mesma modalidade individual, mas acabou ficando com o bronze. Sua compatriota, Echoff, faturou a prata, enquanto a francesa Justine Bouchet derrubou o status de azarona e conquistou o título na reta final.

Siga o Esporte News Mundo no Instagram, Twitter, Facebook e Youtube.

Na prova, os atletas intercalam o percurso com quatro sessões de cinco tiros cada. Quando o competidor erra o alvo, uma “multa” de 150 metros deve ser paga. O mal desempenho na hora de atirar acabou impedindo o francês Fillon Maillet de bater o recorde de cinco medalhas conquistadas em uma mesma edição dos Jogos. Ele ficou em quarto lugar no biatlo masculino, atrás do sueco Martin Ponsiluoma, prata, e dos noruegueses Vetle Christiansen, bronze, e Johannes Boe, ouro.

HOLANDA LEVA MAIS UM OURO NA PATINAÇÃO DE VELOCIDADE

A soberania da Holanda na patinação de velocidade segue incontestável. Graças ao ouro conquistado por Thomas Krol na prova de 1000 metros masculina, o país já tem 11 medalhas no esporte em Pequim 2022, mais que o dobro do que todas as outras nações conquistaram até aqui. Prata nos 1500 metros, Krol assumiu a liderança na mesma bateria do norueguês Haavard Lorentzen, medalhista de bronze. 

Na última das 15 baterias, o atual campeão mundial dos 500 metros, Laurent Dubreuil, do Canadá, conseguiu um ótimo desempenho e desbancou o holandês Kai Verbij pra ficar com a prata. Para evitar um choque de patins com o canadense, Kai acabou desistindo na reta final e amargou a trigésima posição, a lanterninha da prova.

BRONZE CANADENSE NO CURLING

Na disputa pela medalha de bronze do curling masculino, o Canadá levou a melhor sobre os Estados Unidos e garantiu o lugar no pódio. Depois de começar na frente, os vencedores viram os adversários dominarem a partir do terceiro end (um dos dez períodos que dividem a prova) e virarem o jogo ao som de “We will rock you”, música da lendária banda Queen, entoada pelos torcedores estadunidenses. No entanto, o trio de canadenses reagiu na reta final, recuperou a liderança no oitavo end e não largou mais a ponta. Na madrugada deste sábado (19), Suécia e Inglaterra se enfrentam na final em busca do ouro.

FINLÂNDIA NA FINAL DO HÓQUEI

Além das disputas por medalha, a primeira semifinal do hóquei no gelo masculino agitou a madrugada das Olimpíadas de Inverno. Em uma partida muito apertada, a Finlândia desbancou a Eslováquia por 2 a 0 e garantiu a vaga na decisão. Os eslovacos, que surpreenderam ao eliminar os Estados Unidos na prorrogação das quartas de final, saíram perdendo logo no começo, mas não se entregaram em nenhum momento. Inferior tecnicamente, a equipe utilizou o goleiro linha como último recurso já no minuto final e acabou sofrendo o segundo gol que deu a classificação para os finlandeses. Enquanto a Eslováquia ainda sonha com o bronze, a Finlândia espera o vencedor de Suécia e Rússia, que se enfrentam às 10h10 (de Brasília) desta sexta-feira (18).

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo