Grêmio

Opinião: Até onde o Grêmio pode ir nesse Brasileirão?

Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Essa semana começará o Campeonato Brasileiro 2021, onde o Flamengo irá defender o título a todo custo. Sem ganhar o campeonato desde 1996, o Grêmio chegará para tentar quebrar esse jejum. Talvez não como um dos grandes favoritos ao título, mas com certeza será um dos times que ficarão com a vaga direta para a próxima Copa Libertadores.

                 

Após ficar cinco anos com o técnico Renato Portaluppi, o tricolor gaúcho trocou de técnico. Após o vexame na Copa Libertadores, ao ser eliminado na fase preliminar, Renato foi demitido, e para o seu lugar chegou Tiago Nunes, treinador que conhece o Grêmio desde as categorias de base. Desde que Tiago chegou, o Grêmio levantou o título gaúcho e se classificou para as oitavas da Sul Americana com a melhor campanha e melhor ataque. Além disso, o treinador soma nove partidas no comando do Grêmio, sendo oito vitórias e um empate, tendo um aproveitamento de 92,5% (o Grêmio empatou contra o La Equidad por 0 a 0, mas o time estava no comando de Thiago Gomes. Todo caso, o aproveitamento do time desde a chegada do treinador é de aproximadamente 86%)

Para saber mais sobre o Grêmio, siga o Esporte News Mundo no Facebook, Instagram e Twitter, além de se inscrever no nosso canal de YouTube.

Outra mudança que o Grêmio traz do ano passado são as entradas e saídas dos jogadores. O presidente Romildo Bolzan Jr. prometeu para a torcida que buscaria reforços a nível titular e que possa causar impacto mundial, e a promessa foi feita. Além de retornos de empréstimos, como são os casos dos atacantes Da Silva (Paraná) e Jhonatan Robert (Famalicão – Portugal), o Grêmio fez três contratações. Muito contestado em sua chegada, o volante Thiago Santos está mostrado o motivo a qual veio, e se torna uma das principais peças do esquema de Tiago Nunes. Além dele, vieram os dois reforços de peso para a temporada. Após rápida passagem pelo Olympiakos, o campeão da Champions League e da Libertadores, Rafinha desembarcou em Porto Alegre para assumir a titularidade do time gaúcho. O segundo reforço (e mais esperado), foi o retorno de Douglas Costa. Após longa negociação, o raio caiu novamente na Arena.

Além dessas chegadas, o Grêmio traz novidades referente às categorias de base. Com o encerramento da categoria de base sub-23, o tricolor almeja utilizar mais os jovens. É o que está acontecendo com o goleiro Brenno, o lateral Vanderson e o atacante Ferreira. O único desses que não é titular é o lateral, já que Rafinha é incontestável, mas, mesmo assim, o jovem já demonstra potencial para dominar o lado direito do campo. Com a maior utilização das categorias de base, o time reserva está recheado de jogadores da base, como são os casos de Chapecó, Rodrigues, Ruan, Darlan, Leo Pereira, Léo Chú e Ricardinho. Ainda no time reserva, a presença de experientes jogadores, como Paulo Miranda, Cortez, Pinares, Lucas Silva e Maicon tem tudo para auxiliar os jovens em seu crescimento.

Já nos torneios jogados, o Grêmio teve altos e baixos. Ainda no comando de Renato Portaluppi, o tricolor foi eliminado da Pré-Libertadores após perder os dois jogos de virada para o Independiente del Valle (Equador), indo assim, para o Grupo H da Sul Americana. Como citado, no torneio continental, o Grêmio tem a melhor campanha (15 pontos), classificado para as oitavas de finais, além de ter o melhor ataque disparado da competição (21 gols). Já no estadual, o Grêmio foi campeão gaúcho após empatar com o Inter no 1 a 1 (e vencer a ida por 2 a 1). Na Copa do Brasil, o tricolor enfrentará o Brasiliense nos dias 2 e 9 de junho.

Nas premiações individuais, o Grêmio se mantém calmo. Ferreira, cria da base, foi o melhor jogador das finais do Gauchão, além de ser o melhor jogador do torneio e estar na seleção geral do mesmo. Diego Souza foi o artilheiro do estadual com sete gols, além de ser o artilheiro do Brasil. Já o goleiro Brenno foi eleito o melhor do Gauchão. Outros jogadores que estão se destacando com o treinador Tiago Nunes é Ruan (mas ainda mostra alguns problemas defensivos, por não estar no seu lado de preferência), e Matheus Henrique, que renasceu nas mãos do técnico.

O Grêmio conta com algumas baixas, como as saídas dos seguintes jogadores: Júlio César (sem clube), Vanderlei (Vasco), David Braz (Fluminense), Orejuela (São Paulo), Lucas Araújo e Thaciano (Bahia), Robinho (Coritiba), Matheus Frizzo (Botafogo), Michel (Vasco), Isaque (Fortaleza) e Pepê (Porto). Mesmo com essas saídas, o time titular do Grêmio se mostra forte para a temporada, escalado assim: Brenno; Rafinha, Geromel, Kannemann (que está lesionado, mas deverá voltar logo), Diogo Barbosa; Thiago Santos, Matheus Henrique, Jean Pyerre; Douglas Costa (previsão de estreia é final de junho), Diego Souza e Ferreira.

O Grêmio mantém algumas táticas do técnico Renato Portaluppi, como a manutenção da posse de bola, mas mais objetiva. Além disso, possui uma variação tática, migrando do 4-2-3-1 para o 4-1-4-1. Tiago Nunes já alterou o esquema no intervalo em alguns jogos. Em ponto negativo, a bola aérea defensiva traz um pouco de medo para a torcida, além de bolas longas e nas costas dos defensores, como foram os dois gols do Internacional nos grenais na final. Em compensação, a bola aérea ofensiva do Grêmio é forte, tendo como líder, Diego Souza. Outro ponto positivo do time do Grêmio é a velocidade dos contra-ataques, tendo como principal velocista o jovem Ferreira, e com a chegada de Douglas Costa, os ataques em velocidade devem crescer.

O Grêmio enfrentará o Ceará em sua estreia no Brasileirão, dia 30, no Castelão às 16:00. Para a partida, o time irá com os desfalques de Rafinha, Luiz Fernando, Ferreira, Diego Souza (positivados com COVID), e pode também ter o desfalque de Elias, que saiu machucado do jogo contra o La Equidad. Assim, o time titular do tricolor deve ser: Brenno; Vanderson, Geromel, Ruan (Kannemann), Diogo Barbosa; Thiago Santos, Matheus Henrique, Darlan (Jean Pyerre ou Darlan); Léo Pereira, Ricardinho (Churín), Léo Chú. Acompanhe a cobertura do Esporte News Mundo em tempo real do jogo aqui no site.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo