Vasco

Opinião: na base ninguém é craque ou pereba; torcedores precisam entender e respeitar os processos

Foto: divulgação Vasco da Gama

Na última segunda-feira (16) o Vasco da Gama sub-17, que é comandado pelo brilhante treinador Igor Guerra, foi goleado pelo Flamengo na decisão do campeonato brasileiro da categoria por 4 a 1. O time havia vencido o primeiro duelo por 3 a 1, mas a vantagem acabou no primeiro tempo do segundo jogo.

Ao final da partida enquanto os torcedores do Flamengo vibraram com o título, a galera do Vasco da Gama se dividiu entre quem apoia a base e entende que o primeiro papel é o de formação, contra torcedores que chamavam o time de derrotado, fracassados, entre outras palavras.

+Destaques do Vasco são convocados para a seleção brasileira sub-17

Ninguém na base é craque e nem pereba. O torcedor precisa entender os processos, o primeiro papel do clube é de formação e não é apenas formar o jogador, mas a pessoa. Muitos dos atletas da equipe sub-17 servem a seleção brasileira. Que tipo de jogador é fracassado assim?

O debate entre ser campeão e formar bem o jogador

Ser campeão em qualquer categoria e idade nunca deixará de ser importante, mas na base não é o essencial. Vale destacar que o Vasco da Gama é o atual campeão da Copa do Brasil sub-20 e o jogador destaque da decisão está esquecido no banco de reservas na equipe profissional.

O jogador não pode ser cobrado?

O Vasco vive uma crise sem fim desde 2001 e é completamente aceitável a revolta dos torcedores e a pressão por resultados, mas a base não tem culpa do que ocorreu nas gestões e nem no campo. É necessário entender isso.

Geração 84 serve de exemplo

Para o torcedor mais velho do Vasco da Gama muitos recordam a geração 84, que foi de Moraes, Claudemir, Thiago Maciel, Alberoni, entre outros. Apenas Moraes desses jogadores conseguiu deixar uma pequena saudade no torcedor, o restante não deu certo. Foi uma das bases mais vitoriosas da historia do clube.

O Vasco atual não tem recursos, patrocinadores, está longe do G-4 da série B e pode grandes riscos de ficar mais um ano na segunda divisão. Existem duas coisas que podem ajudar a manter o clube, o primeiro é seu torcedor, o segundo sua base. E eles não podem entrar em conflito.

+Vasco da Gama e OneFootball fecham parceria

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo