Geral

Opinião: se for jogar mais recuado, Grêmio precisará apostar na velocidade

Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

O Grêmio enfrentou o Red Bull Bragantino na noite de sábado (31), onde foi derrotado com gol de Praxedes. Devido ao estilo de jogo ofensivo do time da Bragança Paulista, que está no topo do Brasileirão, o tricolor, treinado por Felipão, jogou mais recuado, tentando aproveitar os contra-ataques. Porém, pelas peças colocadas em campo, a tática foi outra.

                 

Deixando o time paulista jogar, o Grêmio buscaria contra-ataques com Ricardinho, Léo Pereira e Alisson, mas ao longo do jogo, os contra-ataques acabaram virando uma manutenção de posse de bola, já que, geralmente quando chegavam na linha de fundo, podendo investir em cruzamentos, os jogadores voltavam para algum meia.

A tática inicial foi inteligente, já que, se o Grêmio fosse ao ataque, sofreria com a velocidade de Artur e Cuello, mas Alisson e Léo Pereira não abusaram da velocidade. A lerdeza na criação dos contra-ataques faziam o time paulista retornar à defesa. Se a tática realmente for jogar nos contra-ataques, muita coisa deverá ser diferente.

O primeiro ponto a ser mudado é um raciocínio em campo mais veloz. A demora para definir as jogadas tornava obrigatória a manutenção da posse de bola, esquema que se tornou “manjado” desde a era Renato Portaluppi, devido à saturação dessa tática. Tendo um pensamento mais veloz, as jogadas no contra-ataque deverão ser mais efetivas, já que essa está sendo a tática, visivelmente, proposta por Felipão.

O outro ponto que deve ser mudado é o papel dos alas no contra-ataque. Alisson e Léo Pereira já se mostraram levemente interessantes, porém, creio que ambos os atletas não estão compactuando para essa tática. Alisson, como já demonstrou Felipão e Renato, tem uma função tática maior no time, sendo tanto defensivo, como ofensivo. Porém, é um jogador para o segundo esquema citado. Já Léo Pereira tem potencial maior para se encaixar no contra-ataque devido ao seu físico, porém, precisará aproveitar melhor as oportunidades.

Um time (com os atletas que estão disponíveis), que ao meu ver, seria interessante para os ataques em velocidade é basicamente o time que jogou hoje, mas substituindo Cortez por Guilherme Guedes e Alisson por Léo Chú. Assim, o problema de velocidade seria menor. A única mudança necessária é no raciocínio dos atletas.

O próximo compromisso do tricolor é contra o Vitória, na terça-feira (3), pela volta da Copa do Brasil. O Grêmio venceu a ida por 3 a 0, podendo assim perder de até 2 a 0. Você pode acompanhar tudo aqui no Esporte News Mundo.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo