Fortaleza

Opinião: Vojvoda não bancar goleiros após falhas ajuda na competição por titularidade no Fortaleza

FOTO: PEDRO CHAVES/FCF

Nesta semana, após falhar no jogo contra o Fluminense pelo Brasileirão, resultando na derrota do Fortaleza, o goleiro Max Walef perdeu a titularidade para Marcelo Boeck, que jogou os 90 minutos no último duelo, contra o Colo-Colo pela Libertadores.

                 

LEIA TAMBÉM:

Desde que chegou ao Fortaleza, Vojvoda, junto com sua comissão, incluindo os preparadores de goleiros Santiago Piccinini e Guto Albuquerque, sempre foram muito criteriosos na escolha para a titularidade no time, mudando de acordo com o desempenho do atleta, dando chances para cada um com o passar do tempo. Para ser titular na equipe do treinador argentino, no mínimo, precisa de atuações estáveis, sem espaço para falhas graves que custam o resultado de uma partida, e claro, a posição de goleiro é a mais delicada nesse quesito disparadamente.

No Fortaleza, nenhum dos arqueiros conseguiram se firmar por longo período por causa de erros que custaram caro. Existe no futebol a possibilidade do técnico bancar, isto é, continuar com o mesmo jogador titular apesar dele ter falhado em um jogo, mas no time comandado por Vojvoda, é difícil ter uma segunda chance.

Essa postura de quase sempre trocar os goleiros gera contestação por parte da torcida leonina, pois os mesmos querem o “dono da camisa 1” do Fortaleza, mas até agora, ninguém conseguiu ficar por muito tempo.

Por outro lado, um ponto bem importante de lembrar é que essas mudanças podem incitar a competitividade entre os arqueiros pela titularidade, e essa disputa interna pode alavancar o nível dos mesmos. O grande problema, como já dito anteriormente, é que quando um toma a posição de titular, tem alguns jogos bons salvando o time de derrotas e garantindo vitórias, entretanto, em um deslize volta ao banco de reservas.

HISTÓRICO

Quando o argentino chegou em 2021, Felipe Alves já era o titular, e assim permaneceu até o Clássico-Rei pelo Brasileirão, onde falhou e deu lugar ao Marcelo Boeck, que por sua vez ficou até o final do ano.

Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook, Instagram e YouTube

Para esta temporada, Felipe Alves foi dispensado e Fernando Miguel contratado para ser o titular na temporada de 2022. Porém, após cinco jogos, com frango no Clássico-Rei e má atuações contra Náutico e Botafogo/PB, Max Walef tomou a posição. Teve alguns jogos excelentes, como a semifinal do Cearense contra o Ferroviário e o duelo contra o Corinthians pelo Brasileirão, até ficar de fora de três jogos por conjuntivite.

Durante essas três partidas, Boeck assumiu a posição e, apesar de não sofrer gol contra o Vitória/BA pela Copa do Brasil e Alianza Lima pela Libertadores, fez péssima partida diante do Botafogo/RJ pelo Campeonato Brasileiro. Max Walef, então recuperado, iniciou a partida contra o Fluminense, mas o Fortaleza perdeu por uma falha do arqueiro tricolor e Vojvoda novamente fez a troca, colocando Boeck como titular contra o Colo-Colo.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo